O desafio da rotina de exercícios – Como lidar?

Padrão

Oi gente!

Desde que iniciei minha jornada em busca de uma vida mais saudável, os exercícios fazem parte da minha rotina (pra saber como foi desde o comecinho, clica aqui), mas não vou dizer que sou a rainha da maromba, musa fitness, que curte pacas um treino pesadão. Não, comigo (e com grande parte das pessoas) não é assim.

Demorei pra pegar gosto pela coisa, e vou dar algumas dicas pra vocês, que também tem sérios problemas em levantar da caminha quentinha pra colocar a legging apertada, o top apertado, a camiseta apertada e ir pra academia espremer as gordurinhas:

MANUAL DA MARÍLIA PARA UM GYM MAIS AGRADÁVEL

  • RESPEITE SEUS LIMITES: O segredo do emagrecimento é ter calma e paciência. Eu comecei fazendo caminhadas e hidroginástica. Era o que meu corpo obeso e sedentário aguentava, depois fui intercalando pequenos trotes (1 minuto de trote, 1 de caminhada), comecei a fazer musculação e algumas aulas de cardio (zumba principalmente), Hoje em dia corro com frequência corridas de 10km, meu recorde foi 16km.

    Minha primeira corrida de 10km, em novembro do ano passado, 5 meses depois de iniciar a jornada do emagrecimento.

    Minha primeira corrida de 10km, em novembro do ano passado, 5 meses depois de iniciar a jornada do emagrecimento.

  • COMPRE ROUPAS ADEQUADAS: Essa eu aprendi na marra, quando, no spa, fiz a primeira caminhada de 5km no calor da manhã. Usei um top inadequado por baixo da camiseta que chegou a machucar feio. Sei que não tá fácil pra ninguém, mas na Marisa, por exemplo (onde compro boa parte dos meus looks, rsrs #blogueiraryca), tem camisetinha bacana de fitness por 20 reais, legging por 30, top com bojo (sustentação é tudo) por 25. C&A, Renner, Riachuelo e até no Extra tem excelentes opções. Listinha básica pra quem tá começando: 2 tops de boa sustentação, umas 3 camisetas (eu particularmente uso mais as de poliéster, mas há quem prefira e se sinta melhor com as de tecido natural, como algodão), umas 2 leggings compridas (pra poderem ser aproveitadas no frio e calor), e 1 casaco com capuz (pra caminhadas ao ar livre, dias geladinhos, eu tenho dois véinhos de plush que amo de paixão, um da C&A e outro da Riachuelo). Depois você pode ir complementando com shorts, leggings diferentes, calças compridas, etc.

    Camiseta e short-saia de mulher pra mulher, Mariiiisaaaa!

    Camiseta e short-saia de mulher pra mulher, Mariiiisaaaa!

  • COMPRE TÊNIS ADEQUADOS: Essa é vital. Jamais, em hipótese alguma, use tênis pouco confiáveis para se exercitar. Bolhas, dores e até lesões são comuns quando se erra na hora do calçado. No spa, levei dois pares, um Olympikus e um Mizuno super antigos… são marcas confiáveis e não tão caras. Não machucaram nada, mas ao chegar em SP, investi em um Asics, e hoje em dia é a marca que uso de olhos fechados pois se adapta perfeitamente aos meus pés e a minha rotina de exercícios e corridas, mas aí vai de cada um. Ah, e não esquecer: usar MEIAS confortáveis. Eu uso vários tipos, mas minhas preferidas são aquelas baixinhas (que quase não aparecem), de poliéster. As atoalhadas de algodão eu gosto de usar apenas em dias muito frios. Compro as baixinhas de poliéster na C&A, 5 pares por 25 reais e ainda parcelo em 5x sem juros no cartão #blogueiraeconomica

    Dois Asics que já foram doados pois foram usados até a exaustão em corridas, caminhadas, treinos e afins!

    Dois Asics que já foram doados pois foram usados até a exaustão em corridas, caminhadas, treinos e afins!

  • MONITORE-SE: No início, fui orientada por instrutores sobre frequência cardiáca, faixa de queima de gordura e afins, e comprei um frequencímetro. Tinha muito medo de passar mal durante a prática dos exercícios e esse acompanhamento me deixava mais segura. Observar como seu corpo se comporta é fundamental para conhecer seus limites e não colocar em risco sua saúde! Procurar profissionais da área e ter um bom acompanhamento também ajuda a melhorar os resultados.

    O meu frequencimetro é da Speedo e faz certinho seu trabalho.

    O meu frequencimetro é da Speedo e faz certinho seu trabalho.

  • ROTINA: Encare o exercício como um trabalho. Coloque horários, seja pontual, não falte. Crie um chefe mental que te cobra. Não é necessário treinar todos os dias da semana, é até recomendado ter dias de descanso para que o corpo possa se recuperar. 3x na semana para quem está começando é o suficiente. Mas NÃO PODE PARAR!

    Prontinha

    Prontinha

  • ENTENDA A IMPORTÂNCIA DOS EXERCÍCIOS CARDIOVASCULARES: “Ainnnnn mas eu não gosto”… Sinto te informar, mas pra emagrecer os cardio são fundamentais e você ainda pode escolher: caminhada, corrida, transport, bicicleta, pular corda, aulas de dança… tudo isso queima muitas calorias e vai te ajudar com certeza.

    Caminhadinha no spa

    Caminhadinha no spa

  • ENTENDA A IMPORTÂNCIA DA MUSCULAÇÃO: Fortalecer os músculos é fundamental, não apenas para o corpo ficar mais bonito, mas pra ele resistir melhor aos exercícios de cardio e proporcionar um maior rendimento. Particularmente, eu não gosto e resisti muito até começar de verdade. Mas hoje entendo a importância e sei o quanto me ajuda a correr mais e melhor, principalmente. Além de queimar muitas calorias também.

    Puxando uns pesos aí

    Puxando uns pesos aí

  • HIDRATE-SE: Muitas vezes a sensação de derrota durante os exercícios melhora muito com um bom gole de água. Corpo desidratado não funciona direito, bora arrumar uma garrafinha de água. Após treinos de corrida, mais puxados, uso muito os isotônicos ou uma água de coco bem geladinha.

    Gatorade ou água de coco, pra mim tanto faaaz

    Gatorade ou água de coco, pra mim tanto faaaz

  • BUSQUE ALTERNATIVAS: Eu sou uma pessoa agitada e que enjoa fácil das coisas. Por isso, tento variar o máximo as atividades, atualmente faço: caminhadas, corridas, transport, musculação, pulo corda, faço muitas aulas de zumba (queima muitas calorias e diverte), yoga, faço treinos ao ar livre…

    Vá onde seu coração mandar, mas VÁ.

    Vá onde seu coração mandar, mas VÁ.

  • MÚSICA: Eu AMO música e desde o comecinho tenho mil playlists pra vários momentos. Baixo músicas que gosto, tento algumas novidades. Uma música mais animada pode melhorar muito seu treino! Os ritmos que mais gosto pra treinar são o pop, o rock, hip hop, e algumas músicas da zumba, que são bem animadas!

    Eu e meus fones, unidos e felizes para sempre.

    Eu e meus fones, unidos e felizes para sempre.

  • OTIMISMO: Na hora do treino, visualize seu corpo mais saudável, em boa forma física… pense em quantos benefícios isso vai te trazer, na sua auto estima aumentando, ajuda muito! Eu, movida a Moda como boa Estilista que sou, pensava em todos os looks que ia usar quando estivesse com um peso menor, rs. Parece meio fútil, mas funcionou!
    Love yourself!

    Love yourself!

    Vamos ao meu dia! Tava frio, um dia horrível, mas acordei, tomei meu café (1 xícara de café com adoçante e dois pedaços de bolo de fubá, fiz direitinho as contas de calorias e deu certo para ficar dentro da meta do dia), coloquei meu look fast fashion de loja de departamento e fiz 30´ de transport e 45´ de musculação. Perdi mais 400 gramas de ontem pra hoje! Tá bacana!

  • Regata C&A e legging Renner

    Regata C&A e legging Renner

    As fotos são todas do meu Instagram, posto muita coisa da minha rotina de emagrecimento, segue lá! @marilialib

Deixe um comentário

