Caminhando e emagrecendo – é possível!!!

Padrão

Oi pessoal!

Muitas vezes, conversando com amigos e conhecidos que querem emagrecer, me deparo com uma queixa comum: não tenho tempo/dinheiro/não gosto de fazer/não consigo fazer exercícios. Para muitos, academia e musculação são verdadeiros pesadelos.

Eu defendo sempre a idéia de emagrecer com o combo dieta + exercícios. Acredito que o complemento do exercício torna o emagrecimento mais rápido, melhora a saúde, a disposição, nos faz interagir mais com as pessoas e a natureza, Ou seja, só benefícios.

Mas entendo é difícil começar, ou recomeçar a praticar. A correria do dia-a-dia, o custo, a disposição, a própria saúde, as vezes nos impedem de conseguir manter uma rotina puxada de exercícios.

No início da minha jornada, mais de 20 quilos atrás, eu também era assim. Quando recomecei a fazer exercícios, não conseguia nem fazer hidroginástica, caminhar me exigia muito, ficava suada, vermelha, chegava a me sentir mal, coração palpitando… Mas persisti.

Defendo os exercícios aeróbicos com unhas e dentes. Foi o que me fez perder uma média de 5 quilos por mês ano passado, aliado a uma alimentação saudável. No início, durante aproximadamente 3 meses, fiz apenas caminhadas na esteira, ao ar livre, bicicleta ergométrica e transport. Mas o principal sempre era a caminhada, E funcionou. Mas como eu fazia?

  • TODOS OS DIAS, de segunda a segunda, fazia no mínimo 30 minutos de caminhada. A média diária era 1 hora por dia.
  • Fazia bicicleta ergométrica e transport umas três vezes por semana visando trabalhar mais as articulações (joelhos principalmente) reduzindo o risco de dores e lesões. Pra não dizer que nunca tive nenhum problema mais sério, em janeiro tive uma dor forte no peito do pé, depois de uma corrida de 10k com um tênis que já estava gasto demais. Foi minha única “lesão” (entre aspas, pois nem médico precisou, passou em 3 dias) em 1 ano de exercícios.
  • Caminhar não significa passear. Caminhar é andar rápido, constantemente, ao ponto de ficar levemente suada.
  • Minhas caminhadas eram 80% solitárias. Gosto de companhia, mas só de vez em quando, pois a conversa faz cansar mais e distrai. Gosto de me concentrar.
  • No início, o cansaço pós caminhada era muito grande. Calcanhares, joelhos, panturrilha, coxa, lombar… Mas eu sabia que eram dores de cansaço muscular, e não lesões. E sabia que com o tempo e o corpo se acostumando, elas iam sumir. E sumiram.
  • As caminhadas levaram meu corpo a querer, naturalmente, correr. Fiquei mais ágil e forte e consegui encarar pequenos trotes intercalados. Mas respeitei meu tempo e meu corpo. Não quis tudo de uma vez e tive muuuuuita paciência até me sentir preparada.
  • Até hoje, mesmo correndo 15km sem parar em corridas de rua, mantenho-me fiel às caminhadas. É um exercício de baixo impacto, que complementa meu plano de exercícios, me relaxa e me faz ficar feliz.
No Ibirapuera

No Ibirapuera, andei 9km

Sei que existem muitos que não tem tempo nem pra essa rotina simples de caminhadas, mas é possível introduzir alguns hábitos no dia-a-dia que podem ajudar a tirar você do sedentarismo:

  • Pequenas distâncias podem ser feitas a pé. Hoje, por exemplo, tinha que fazer um negócio a uma estação do metrô de distância, e fiz andando. Fiz 2km de caminhada (fui e voltei) em menos de 30 minutos e ainda economizei condução. (#blogueiraeconomica)
  • Praças e parques são opções boas. Estou acostumada a ir no Parque Ibirapuera e Parque da Independência, aqui em São Paulo, que tem uma segurança razoável. Muita vezes vou à noite, sozinha, e nunca tive problemas. Lógico que não fico ostentando celular, nem pertences pessoais, levo apenas o essencial e fico muito atenta.
  • Caso você tenha acesso a uma esteira, faça TODOS OS DIAS, nem que sejam 15 minutos. O corpo é sábio e entende a mensagem quando seu corpo está se exercitando. E o poder do hábito é algo surpreendente.
  • Anote todos os exercícios e o tempo que você gastou ao fazê-los. A satisfação de ver progressos é estimulante!!!

Bom, estou feliz pois essa semana perdi um quilo! Mesmo com Outback, nutella, cebolitos e suspiro, super emagreci!!! Viva!!! Até o final desta semana quero chegar a meta que estipulei que cumpriria até meu aniversário. Infelizmente não consegui, mas não desisti!!! Até o final dessa semana consigo!!! Hoje preparei minhas sobremesas, gelatinas diet de abacaxi e morango.

IMG_8518

Doces delícias

Aí, no almoço, resolvi comer um Rap10 fit recheado. Acabou a goma de tapioca e eu estava querendo variar mesmo:

Vamos ver qualé

Vamos ver qualé

É tipo uma tortilla, dourei dos dois lados na frigideira antiaderente sem óleo e fiz um recheio exxxxperto:

Atum de latinha, requeijão light e salsinha

Atum de latinha, requeijão light e salsinha

Ficou assim:

FullSizeRender (37)

Hummmm ficou bommm!!!! Ainda fiz um Clight Tea de Pêssego, que é o único chá gelado que eu gosto nessa vida. E que tem zero calorias. Sei que não é exatamente a opção mais saudável da história, mas eu gosto de uma bebidinha gostosinha, e melhor isso do que uma Coca-cola, né? Sou realista, rsrs.

Cada Rap10 tem umas 160 calorias, o recheio de atum é bem levinho pois leva requeijão light, que tem pouquíssimas calorias, então é uma excelente opção pra um almoço ou janta leves. Fiquei bem saciada!!!

Bom, finalizo esse post dizendo pra você, que está infeliz, descontente com seu corpo, físico ou saúde, que hoje é um excelente dia pra mudar sua vida! Segunda, o dia internacional do início de dieta!!!

Mas dessa vez, faça diferente. Se comprometa, dê esse presente a si mesmo, VOCÊ MERECE! Eu não tenho nem como dizer o quanto estou mais feliz e realizada pessoalmente por ter conseguido não apenas emagrecer, mas ter uma vida mais saudável, feliz e completa. Eu não tinha idéia do quanto isso ia me ajudar e me trazer felicidade, muito mais que dinheiro, status, bens materiais… qualidade de vida é algo que não tem preço!!! Não pode parar!!!

Deixe um comentário

