Desafio dos dois meses: dias 52 a 55

Padrão

Olá pessoal! Primeiramente, FELIZ NATAL! Que o dia de hoje nos faça refletir sobre o nascimento de Jesus e o amor, que é a coisa mais importante da vida!

Bom, passei quase ilesa pela ceia e almoço de Natal. Claaaro que eu não tinha a ilusão que, comendo tantas delícias, ia perder peso. Mas confesso que é meio frustrante chegar ao final do desafio sem chegar bem pertinho da minha meta.

Mas enfim, uma das coisas mais importantes no emagrecimento não é apenas PERDER, mas sim MANTER. Normalmente, quando a gente perde muito peso, dá uma relaxada, mata a saudade das gordices… Esse ano eu fiz isso e engordei um pouquinho… mas depois meu alerta mental começou a tocar: BEEEEEEEEP BEEEEEP OLHA O PESOOO!!! Readequei a dieta, investi pesado nos exercícios. E voltei ao normal. Mas, definitivamente não foi a mesma dieta que fiz anteriormente.

Pensando neste assunto, coincidentemente, hoje ganhei uma revista Super Interessante, a edição de janeiro, que logo na capa traz uma reportagem sobre calorias:

IMG_0463

Aconselho, quem tiver curiosidade e quiser mais “lógica” para entender de fato o emagrecimento, levando em consideração características fisiológicas do nosso corpo e dos alimentos, que compre essa revista, leia com atenção e pesquise mais sobre os temas abordados.

Por exemplo, uma coisa interessante é a forma como a quantidade de calorias diárias que o indivíduo deve consumir são classificadas, muitas vezes, de forma generalista, quando na verdade, precisam ser medidas de acordo com fatores como: sexo, idade, peso, sedentarismo (ou não)… o que dá a taxa metabólica basal, um dado que fornece uma quantidade mais precisa de calorias a serem consumidas diariamente. Na revista tem como você pode calcular.

Eu uso essa conta há muito tempo, aprendi quando fiz curso técnico de Nutrição, há mais de 10 anos, e funciona mesmo. Recentemente, fiz para o meu namorado, que tem características físicas e biológicas muuuito diferentes das minhas, e a quantidade que ele e eu podemos consumir é totalmente diversa. Apesar de eu pesar menos e ter uma vida mais ativa em relação a exercícios, ele pode consumir bem mais calorias que eu! E com esse cálculo, conseguimos adequar a dieta dele e ele perdeu peso.

E a reportagem fala também sobre a dificuldade de perder mais peso após um declínio significativo. No meu caso, perdi muuuuito, mas é nítida a dificuldade que tenho agora pra perder mais. Não vou me aprofundar no assunto, acho que a revista é mais clara e específica, mas entendendo a lógica do metabolismo fica mais fácil ter paciência e clareza pra seguir em frente.

Mudando de assunto, semana que vem corro a São Silvestre. É uma corrida importante para mim, nunca tive a oportunidade de correr e estou muito ansiosa!!! Não pelo percurso em si, já corri 15km em outras corridas, mas pela sensação de estar prestigiando minha cidade e um evento tão especial.

Força nesse final de ano, e não deixe para 2016 o que você pode começar agora!!! Coma, mas coma com moderação, tente se exercitar e vamos chegar todos às nossas metas no ano que se inicia semana que vem! Não pode parar!

Deixe um comentário

