Motivação, foco e determinação: um guia para 2016

Padrão

Oi pessoal!!!

O ano começou oficialmente e com ele, muitos e muitos planos para um 2016 melhor, certo?

Eu gosto tanto dessa possibilidade que o ano novo nos proporciona, de um recomeço, de recuperar o fôlego e começar tudo de novo!!!

Gosto de sentar com calma no começo do ano e estipular algumas metas pessoais. E a minha saúde tem um papel muito especial desde que resolvi mudar de vida. Antes relegada a segundo plano, muitas vezes até esquecia de mencioná-la em meus planos, agora é a minha prioridade sempre.

Com saúde, tudo flui melhor. A auto-estima melhora, a confiança e até o relacionamento com os outros. Desde que me determinei a ter uma vida melhor, a comer melhor, a cuidar do meu corpo, que é meu templo, minha morada, a minha felicidade é quase 100% do tempo. Dificilmente tenho momentos de tristeza ou depressão, tudo parece mais simples e os obstáculos, mais fáceis de serem superados.

Mas vamos às metas!!! Minha dica é: coloque tudo no papel. Não fique no pensamento apenas, é abstrato demais. Estipule prazos, datas. Já realize como você vai conseguir, o que vai precisar mudar na sua vida. E coloque em prática. Não esqueçam:

MOTIVAÇÃO, FOCO E DETERMINAÇÃO. São os três pilares para uma história de sucesso.

Vou colocar minha lista c0mo exemplo pra vocês:

  • Vou chegar ao peso ideal. (até Abril/2016)
  • Vou aumentar a frequência de treinos de corrida para, no mínimo, 1km por dia, pois em Abril/2016 pretendo correr uma meia maratona (até Abril/2016)
  • Vou correr 5km em 30 minutos com frequência, tornando meu pace mais baixo (até Março/2016)
  • Vou seguir os treinos de musculação indicados pelo instrutor e variá-los sempre que possível
  • Vou parar de tomar refrigerante
  • Vou comer o mínimo de doces possível
  • Vou comer mais vegetais e alimentos frescos
  • Vou fazer meditação com mais frequência
  • Vou fazer uma corrida de rua por mês (nem que seja na pipoca, rsrs)
  • Vou definir mais o corpo: diminuir as coxas (meu pior problema), definir a barriga e definir braços

São metas ambiciosas, mas totalmente possíveis! Tendo comprometimento, é fácil chegar aos nossos objetivos!

E você, quer emagrecer? Segue um pequeno guia que eu acho que pode ajudar você a se guiar quando colocar isso como meta:

  1. Se pese em uma balança confiável. Se puder, tente ter uma digital em casa para poder se pesar sem roupas e em jejum, pela manhã.
  2. Tire suas medidas. Caso possível, faça exame de bioimpedância para avaliar sua composição corporal. Eu fiz no spa, e acreditem, foi muito útil para eu saber que eu tinha muuuita massa magra, por isso meu emagrecimento seria rápido, mas tinha muuuita gordura também, então tinha que ficar esperta.
  3. Tire fotos. De biquini ou com roupas de ginástica que mostrem sua real situação. Não precisa mostrar pra ninguém, é um parâmetro para medir resultados. Eu, se pudesse, teria tirado muitas de quando estava mais gordinha para me motivar mais.
  4. Anote suas pesagens. Sempre. Eu sou um pouco radical e me peso quase todo dia, mas levo em consideração apenas a pesagem de segunda e anoto no meu celular para ter um parâmetro.
  5. Determine horários para suas refeições e faça 6 refeições diárias, religiosamente. Se seu dia é meio complicado, tente adequar mas sempre fazer nos mesmos horários. Disciplina é fundamental! Eu nunca fui muito disciplinada com isso, agora sou, rsrs. Os meus horários são: Café da manhã: 08:00, Lanche da manhã: 10:00, Almoço: 12:00, Lanche da tarde: 15:00, Jantar: 19:00, Lanche da noite: 22:00.
  6. Tente monitorar as calorias do que você consome. Baixe aplicativos como o Dieta e Saúde, My Fitness Pal, são muuuuito úteis para se guiar.
  7. Faça exercícios. É possível perder peso sem exercícios? É! Mas sem os exercícios eu teria demorado o dobro do peso para perder meus 25 quilos, teria ficado bem mais flácida, não teria começado a praticar corrida… Enfim, é muito pessoal, mas eu acho que só traz benefícios fazer exercícios, mesmo que sejam pequenas caminhadas diárias!

Eu já comecei meu ano fitness com muita alegria! Ontem corri 1km e musculação, e hoje teve Zumba, musculação e corri 2km! Nada mal!

IMG_0904

E hoje fiz uma receitinha deliciosa de uma sopa que me ajudou horrores no começo do emagrecimento e que devo introduzir novamente na minha rotina. É uma sopa de legumes bem gostosinha, receita de mamãe!!! eu costumava fazer uma porção grande e congelar em pequenas porções, que ia tomando durante a semana. A receita é muito simples:

  • Mais ou menos 700g de músculo bovino
  • 1 cebola
  • 2 dentes de alho
  • Fiozinho de óleo para refogar
  • Sal
  • 3 cenouras
  • 2 chuchus
  • 2 mandioquinhas
  • 2 batatas

Refogue a cebola e o alho no óleo até dourar. Coloque o músculo cortado em cubinhos, o sal, e cozinhe até a água dele secar. Adicione água fervente até cobrir bem a carne e adicione a cenoura, o chuchu, a mandioquinha e as batatas. Coloque na panela de pressão por 20 minutos após pegar pressão. Muito fácil, né!

É super nutritiva: tem a proteína do músculo, carboidratos do bem da batata e da mandioquinha (que são uma delícia, hehe), muitos nutrientes da cenoura e do chuchu! Eu adoro! Comi hoje no jantar e treinei horrores depois! Sucesso!

IMG_0912

Posso dizer que tomei essa sopa durante os dias mais críticos do emagrecimento e foi muito bom. Nunca tive quedas de pressão, falta de nutrientes, nunca passei mal… É muito importante nutrir o corpo!

Bom, eu espero do fundo do coração que vocês consigam atingir seus objetivos junto comigo! Eu não sou uma musa fitness, meu corpo não é perfeito (está bem longe, rsrs), e por isso estou aqui abrindo minha vida para que possamos, juntos atingir nossos objetivos!!!

Caso tenham dúvidas ou queiram bater um papo:

Facebook: Marília Lib
Instagram: @marilialib
Snapchat: marilia.lib

Um comentário sobre “Motivação, foco e determinação: um guia para 2016

Deixe um comentário

