Exercícios em casa: Pilates

Padrão

Oi pessoal! Hoje é sábado e fiquei o dia todo fora. Cheguei tarde e mais uma vez, ficou difícil para treinar ou fazer caminhadas. Por conta disso, resolvi continuar meu blogueirismo investigativo sobre exercícios para serem feitos no conforto do lar.

Outro dia, zapeando no Now (da Net), vi alguns programas sobre fitness e bem-estar e fiquei feliz em ver algumas aulas disponíveis por R$2,90 #blogueiraeconomica. Me chamou a atenção uma aula de Pilates em casa, com instrução da Fernanda Avancini, deixei separadinha pra testar depois, e hoje foi uma boa oportunidade.

IMG_2466

Fiz Pilates umas duas ou três vezes na vida, quando estava no Spa. É um exercício bem interessante:

“O Pilates é um método de exercício físico e alongamento que utiliza o peso do próprio corpo na sua execução. É uma técnica de reeducação do movimento que visa trabalhar o corpo todo, trazendo equilíbrio muscular e mental.

Ele trabalha vários grupos musculares ao mesmo tempo, através de movimentos suaves e contínuos, com ênfase na concentração, no fortalecimento e na estabilização dos músculos centrais do corpo (abdômen, coluna e pelve).

O Pilates mistura um treino de força e flexibilidade que ajuda a melhorar a postura, alongar e tonificar os músculos sem exageros. Os exercícios focam na qualidade dos movimentos, ao invés da quantidade, deixando o praticante revigorado após a prática. Todo o método está baseado em seis princípios que pretendem devolver ao homem uma movimentação mais espontânea e consciente: o centro de força (core), a concentração, o controle, a fluidez de movimento, a precisão e a respiração.

A técnica prioriza o equilíbrio, assim nenhum grupo muscular fica sobrecarregado e o corpo trabalha de forma mais eficiente qualquer movimento, desde atividades do dia a dia até a prática esportiva. Os exercícios de Pilates podem ser feitos no solo, com o auxílio de acessórios, ou em equipamentos, como o “Reformer”, o “Cadillac” e a “Chair”.”

Fonte: http://revistapilates.com.br/o-que-e-pilates/

Lembro que, quando fiz no Spa e estava quase 30 quilos acima do peso que estou hoje, até que foi bem tranquilo e não sobrecarregou minhas articulações nem me deu dores no dia seguinte, o que é um ponto muito positivo para aqueles que têm alguma restrição física, algum problema de coluna, saúde ou afins. Mas não vou dizer que não cansei ou suei: o negócio é puxado, assim como as aulas de Yoga que já comentei aqui nesse post.

Essas aulas de hoje são bem didáticas e exigem poucos acessórios. Na que fiz hoje, por exemplo, só precisei de um tapete. A que farei amanhã vai precisar de uma bola. O início é bem tranquilo, mas depois o bicho pega: são 45 minutos que me fizeram suar e as sequências exigiram muito do meu abdomen, pernas e braços.

IMG_2458(1)

Que vergonha dessa foto, mds! #timida

Mas o que me chocou mesmo foi a diferença na hora de fazer os movimentos. Quando estava com 100 quilos, era um sacrifício e muuuito difícil manter o equilíbrio, agora estou mais ágil e é muito mais prazeroso completar as séries, o que otimiza muito o efeito do exercício. Apesar do esforço físico, terminei a aula muito relaxada.

Essas aulas eu peguei no Now, mas basta jogar “Pilates iniciante” no Youtube que surgem dezenas de opções para quem quer iniciar a prática no conforto do lar. É bem legal e vou continuar fazendo, principalmente aos finais de semana, que não quero pegar muito pesado nos exercícios.

Mudando de assunto, experimentei o outro sabor daquele “miojo integral”da Mãe Terra, que comentei aqui outro dia:

IMG_1994

Achei esse mais gostoso que o outro, de tomate. Coloquei um molhinho de pimenta e ficou bem, bem delicinha.

Essas pequenas escolhas que fazemos, fazem MUITA diferença. Esses dias estou passando por mudanças intensas na vida (pro bem, hehehe) e seria uma ocasião em que a ansiedade estaria a milhão e muito provavelmente eu estaria descontando tudo na comida. De fato, estou ansiosa, mas não estou jacando. Tenho me permitido uns docinhos aqui e ali, mas sempre em horários “seguros” (nada à noite!), e comendo muitas frutas, biscoitos integrais, não usando a correria como desculpa para me alimentar mal. Não estou engordando e me sinto muito bem. Mas assim que passar essa fase de mudanças, quero iniciar um novo desafio aqui no blog, igual ao dos dois meses que fiz ano passado e perdi 3 quilos.

Em abril devo correr minha primeira meia-maratona e, lendo sobre, vi que estar no peso ideal seria muito proveitoso para uma prova tão puxada (são 21 quilômetros correndo, genteeee!!!). Essa semana conto mais qual é o meu plano para acelerar essa perda de peso e chegar em Abril muito, mas muito ágil!

E aí? E você? Como anda sua vida, sua alimentação, seu cuidado consigo mesmo? Para muitos, o ano só se inicia após o Carnaval: pois bem, que tal mudar de vida agora? Abandonar velhos hábitos ruins e adotar um estilo de vida mais leve, saudável, mas sem neuras ou obrigações tensas. Aproveitar cada minuto, com muito bom humor e saúde. Eu tomei essa decisão há 1 ano e meio e posso dizer: foi uma das melhores coisas que fiz na vida. “Salvei” minha saúde, reconstruí minha auto-imagem, melhorei o relacionamento comigo mesma e, consequentemente, com os outros. Alcancei objetivos que nem em um milhão de anos eu sonhava (alô, São Silvestre! Aliás, em breve o documentário sobre a corrida no qual eu participo deve ir ao ar, aviso vocês sem falta), e hoje sou uma pessoa mais realizada e feliz. E não posso (nem quero) parar!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Apresentação sem título (3)

2 comentários sobre “Exercícios em casa: Pilates

  1. Boa tarde, Marília!!
    Eu tenho muita vontade de ir pra academia, infelizmente agora não tenho tempo. Então sempre faço exercícios em casa. E já fiz muitos. Eu gostei muito do Focus T25, parei de fazer pq tive que ir pra casa dos meus pais no Rio e não aguentei fazer lá. Muito calor. Parei e ainda não consegui retornar. Pura preguiça. Mas gostei muito e indico, são 25 min de execícios. Tentei fazer o Insanity Max 30, que é do mesmo professor, mas esse eu não consegui, passei mal, é um troço que não é de Deus não.
    Meu tênis pra correr chegou!! Tão lindo! Depois vou postar lá no meu blog.
    Agora só falta um pequeno detalhe: a esteira. kkkk Aff! Tá previsto pra chegar só dia 23. Não vou aguentar de tanta ansiedade.
    Conta logo pra gente do seu plano. Eu sou curiosa.
    Bj

    Curtir

    • Oi Celly, que bom vc por aqui novamente! Vou pesquisar esses exercícios que você falou, estou mudando de casa e com pouquíssimo tempo pra treinar também. Aiiii quero ver seu tênis, posta sim!!! Vou postar essa semana sobre o plano, preciso muito perder esses últimos quilinhos!!! Beijão!

      Curtir

Deixe um comentário

