Balança que mede tudo – e a hora de procurar orientação médica (de novo)

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Oi pessoal!

Outro dia, meu namorado comprou uma balança digital muito interessante. Além do peso, ela informa percentual de gordura corporal, hidratação, músculo, osso e as calorias diárias para manter o peso. Fiquei toda contente, querendo aprender a mexer logo para comparar nossos números e ver a quantas ia meu processo de emagrecimento.

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A dele é parecida com essa aí de cima, tem pra vender no Walmart.com.br, aqui, ó.

Essas balanças funcionam da seguinte forma:

“1. Cadastro

 Para as balanças tradicionais, 1 quilo de músculo vale o mesmo que 1 de gordura. Já a nova geração desses aparelhos diz quanta banha você tem. Para saber o resultado, você primeiro digita alguns dados na balança: idade, sexo, altura e nível de atividade física (numa escala de 1 a 4, por exemplo). Fica faltando o peso, mas esse ela mesma mede.

2. Corrida de obstáculos

Os 4 pontos de metal são eletrodos. Por ali, você recebe uma descarga elétrica – nada que dê choque. Os elétrons percorrem suas pernas pela água, que ela é boa condutora de eletricidade. O melhor caminho é pelos músculos, que têm 75% de H2O. Mas os elétrons também trombam com um obstáculo: a gordura, que só tem 20% de água. A banha dificulta a jornada dos elétrons. Então quanto mais rápido a corrente voltar para a balança, menos gordura você tem no corpo.

3. Calculadora

A balança junta todos os dados em uma fórmula, faz as contas e dá o veredicto. A altura serve pra indicar o tamanho do percurso que a corrente elétrica fez. A idade e o peso entram na conta do volume total de água do corpo. Claro: quanto mais pesado, mais água você tem. E quanto mais velho, menos água. Se você é mulher, já sai perdendo, pois em geral tem mais gordura que um homem. Já a coisa do nível de atividade física indica se você acumulou mais músculos que a média.

4. Enganando a balança

Espera aí: já que a chave da equação está na água, significa que, se você beber 10 litros de líquido antes de se pesar, a balança vai achar que você tem mais músculo. Da mesma forma, se você estiver desidratado, ela vai dizer que sua porcentagem de gordura aumentou. Por isso o ideal é que você só se pese quando estiver de bexiga vazia e há 12 horas sem fazer exercícios (já que malhar desidrata). Outras coisas que causam desidratação: tomar café e bebidas alcoólicas. Também não pode subir na balança com os pés úmidos, já que isso acelera a corrente elétrica – e ilude a coitada.

5. E funciona?

A balança só pode detectar gordura nas pernas e em parte do tronco, segundo especialistas. O resultado que o aparelho dá para o corpo todo é só uma estimativa. Em tese, se você tem pernas fortes a balança vai achar que você é inteirinho musculoso, ainda que seu bíceps nunca tenha chegado perto de um par de pesos. “Essas balanças servem para monitorar as variações no seu percentual de gordura, não para dar valores exatos”, diz o nutricionista Stephen Pintauro, da Universidade de Rhode Island, EUA.”

FONTE: http://super.abril.com.br/historia/como-funcionam-as-balancas-que-medem-a-porcentagem-de-gordura

Interessante, não é? Pois bem, programei a balança com nossos perfis (idade, peso, altura) e nos pesamos. Fiquei chocada quando vi meus resultados:

Gordura corporal: 46,6% – o ideal é até 27%, SOCORRO
Hidratação: 36,7 – Desidratada total, rsrs, o ideal é acima de 50%
Músculo: 26,4 – Li que o normal para mulheres é 16 a 24%, tenho muito músculo mesmo.
Osso: 10,6
Calorias: 2160

E não posso dizer que está totalmente errado, pois fiz o mesmo com meu namorado, e ele tinha um teste de uns anos atrás feito no médico e os resultados deram bem parecidos.

Sei  que estou acima do peso ainda, mas queria estar melhor, rsrs. Aí lembrei que tinha feito o exame de Bioimpedância no spa, e fui ver os resultados. Fiquei sem entender nada, no spa deu 41,5% de gordura! Menos do que agora, e estou beeem mais magra!

Enfim, fiquei na bad alguns momentos, mas não sou de ficar chorando a gordura derramada, então resolvi fazer um plano mais coerente à minha realidade de agora.

Quando fui ao spa, tive muita orientação de profissionais especializados, e quando comecei a perder peso pra valer, procurei endocrinologista, clínico geral, fiz uma série de exames e fiz até acunpuntura pra algumas dores musculares que sentia (e foi muuuito bom, viu gente). Isso é muito importante, foi incrível e me senti muito segura. A única coisa que tive que tomar por um tempo foi um suplemento vitamínico pois meu cabelo estava caindo MUITO. E funcionou.

Agora, minha realidade é bem diferente. Estou muitos quilos mais magra, não sou mais sedentária nem tenho problemas de saúde. Estou tendo muuuita dificuldade pra perder esses últimos quilos, e é momento de procurar uma orientação mais especializada. Fui agendar uma consulta no Nutricionista para começar, mas queria algo mais focado em nutrição esportiva, pois meu objetivo não é apenas emagrecer mais, eu quero ter músculos fortes e otimizar minhas corridas, que adoro tanto.

Tive uma grata surpresa ao ver que o plano oferece um plano de emagrecimento com consultas em grupo, chamado Vivamil emagrecimento (meu plano é Amil), que oferece uma orientação mais detalhada não apenas sobre emagrecimento, mas também sobre mudanças de hábitos, etc. Minha consulta (acredito que seja uma orientação em grupo), está marcada para sexta-feira, e é lógico que vou contar passo-a-passo pra vocês.

Uma coisa que eu não quero mais na vida é tentar perder peso no susto, no impulso, fazendo dietas malucas, jejum… quero mais qualidade de vida, não quero sofrimento. Pode demorar o dobro, o triplo, mas eu me acostumei tanto com isso e são tantos os benefícios, que eu posso esperar mais um pouco.

Fiquem ligadinhos aqui que vou dar muitos updates sobre esse meu novo plano, acho que vou ter muitas dicas boas para repassar! Espero chegar em abril (meia maratona, aí vou euuuu), com alguns quilinhos a menos e com muita saúde! Não pode parar!!!!!!!!!

 

 

 

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