Amamos caminhar: Parque do Povo, São Paulo

Padrão

Oi pessoal!

Semana passada fui a um parque aqui em São Paulo que considero bem interessante para quem curte caminhar, o Parque do Povo. Ele fica no Itaim Bibi, bem próximo da Avenida dos Bandeirantes e outras vias bem conhecidas. Esse parque é relativamente novo, foi inaugurado em 2008 e hoje em dia é bem movimentado, atraindo praticantes de atividades físicas, famílias, grupos de amigos…

IMG_2998

O parque é bem diferente dos que estou acostumada a frequentar. Ele tem duas pistas centrais, uma apenas para bicicletas e uma para caminhadas e corridas. A pista de caminhadas e corridas é bem confortável, apesar de estreita quando comparada a do Parque Ibirapuera, por exemplo, e tem 1km aproximadamente. Pouco, pra quem corre distâncias longas, mas o parque em si é bem interessante e bonito, então distrai durante o percurso, permitindo várias “voltas” sem entediar.

IMG_2994

É bem servido de iluminação, bancos, bebedouros, instalações para alongamentos, opções para a criançada, quadras, parece muito bom para levar toda a família! A única coisa que faz falta são árvores com boas sombrinhas pra quem tá sofrendo com o sol. Algumas áreas têm, mas não são muitas.

Isso, porém, não tira a beleza do lugar. Tem muitas áreas verdes e belos jardins, isso em meio ao caos urbano forma um paradoxo bem interessante.

IMG_3008

Falando em parques, hoje fui ao Parque Ibirapuera mas não levei os patins porque amanhã vou correr 21km na meia maratona e achei prudente não abusar da sorte (alô, tombos!). Andei bastante por lá e aproveitei para meditar um pouco, agradecer a tantas coisas boas da vida como o sol e a natureza. Esse contato com meu interior e conectá-lo com o mundo ao redor de uma forma mais profunda é fundamental e já falei sobre ele neste post sobre meditação e neste post sobre yoga.

FullSizeRender(22)

Tenho algumas técnicas de meditação que uso para a corrida, como: visualizar em meu campo mental a chegada da corrida, meu corpo sadio, sem dores, perfeito… E as técnicas de respiração não são apenas importantes, mas fundamentais para que eu mantenha o fôlego. Desde que aprendi a controlar isso, não tenho graaaandes problemas com o fôlego. Não perco o ar nem nada, meu maior problema é o desgaste físico mesmo.

Sentar, me concentrar e focar na respiração, nem que seja por 5 minutinhos, são preciosos pequenos momentos que tiro pra mim mesma. Um exemplo que não tem muuuito a ver, mas mostra o quanto é maravilhoso meditar, é que tinha problemas para adormecer rapidamente. Não chegava a ser uma insônia, durmo muito bem, mas levava mais tempo que gostaria pra tirar um simples cochilo, por exemplo. Depois que fiz o curso de meditação ano passado, faço aproximadamente 30 segundos de meditação com o ritmo que gosto e adormeço quase imediatamente, é MÁGICO!

E nesse momento de introspecção, meus olhos encheram de lágrimas de gratidão, por ter a oportunidade de correr mais uma corrida. Me sinto privilegiada por ter esses momentos na vida. Ontem fiz uma montagem e coloquei na capa do meu facebook, e foi uma delícia procurar cada foto e reviver cada momento.

IMG_3158

E pensar que essas são apenas algumas! Cada uma com sua história, seu momento de vida, sua emoção…

Amanhã tem 21km, estou tão ansiosa! Vamos sair da USP, um lugar que gosto bastante. Me sinto preparada e minha mente comanda meu corpo, então eu digo pra ele: NÃO PODE PARAR! Depois conto tudo aqui!!!

Deixe um comentário

