Exercícios Educativos para corrida – qual a importância?

Padrão

Oi pessoal!

Uma das dúvidas mais recorrentes entre meus amigos (e novos amigos que fiz através do blog), é sobre o método de treinos e alimentação para as corridas. Eu fiz toda uma preparação para começar a correr pra valer, falei com mais detalhes nesse post sobre Corrida para iniciantes.

Depois de um tempo, meu instrutor da academia sugeriu que eu fizesse um treino educativo para melhorar minha passada e desempenho. Segundo ele, minha passada é muito curtinha e minha coordenação pode ser melhorada, para “render melhor” nas corridas, melhorar meu tempo e minimizar o desgaste físico.

11692703_1169387239737933_511621581256235465_n

Olha eu correndo aí!

Mas, na teoria, o que são os exercícios educativos para corrida?

“A melhor maneira para se adquirir uma melhor técnica do gesto da corrida é recrutar toda a musculatura específica e praticar exaustivamente os exercícios educativos.

Os efeitos positivos dos exercícios educativos são:

 

  • Memória muscular: com o estímulo específico e repetido, a musculatura fica condicionada a realizar os movimentos como a passada, a aceleração e até respiração de maneira correta, o que evita lesões de caráter ortopédicas nos corredores;
  • Ajuste do posicionamento corporal: condicionamento da postura correta para a corrida de diversas formas como utilização dos braços, alinhamento do tronco, elevação ideal dos joelhos e inclinação do corpo;
  • Técnica de corrida: manutenção da amplitude da passada para economia de energia na partida ou sprint final, controle da freqüência da passada, elevação dos braços, diminuição do peso do tronco, controle da respiração e posição dos pés no contato com o solo.”

FONTE: http://www.webrun.com.br/h/noticias/confira-a-importancia-dos-exercicios-educativos-na-corrida/12138

Ok Marília não pode parar, já entendi, mas como são esses exercícios na prática? Bem, é meio difícil explicar pela forma escrita ou por imagens estáticas, por isso eu indico vocês a assistirem esse vídeo (é curtinho, tem 5 minutinhos):

Esse vídeo é um pouco antigo, de 2010, mas muitos dos exercícios que ele indica são exatamente os que faço no meu treino, então pode ser interessante para quem quiser experimentar. Vejam que são exercícios simples, dá pra fazer em casa!

Eu fico em média uns 20 minutos nos meus e suo horrores. Notei uma certa diferença, principalmente na Meia Maratona que corri semanas atrás. Comecei o educativo uns dois meses antes e senti a diferença! Parece que o movimento fica mais fluido, cansa menos, é muito bom!!! E tive pouquíssimas dores no pós prova.

Sempre recomendo a orientação de um profissional para quem quer correr, mas creio que, se feitos com cuidado e seguindo as recomendações do vídeo da forma correta, quem não pode/quer/consegue pagar uma academia ou assessoria, também pode fazer!

Correr é isso: paciência, treino, determinação, disciplina e perserverança. Com os exercícios e alimentação adequada, todos podemos correr! Eu consegui, você também pode! Não pode parar!!!!

 

Deixe um comentário

