Por que fazer prancha?

Padrão

Eu, assim como a maioria das pessoas, não curto muito fazer abdominais. Acho chaaaato! Mas sei da importância desses exercícios. Principalmente pra quem corre, os músculos abdominais são muito exigidos e devem ser fortalecidos para um melhor desempenho.

No início, quando entrei nos grupos de corredores pelos facebooks da vida, notei que falavam muito da importância de fortalecer o core. Mas o que é o core mesmo?

“O centro de força abrange todos os músculos abdominais e paravertebrais (região da coluna e do abdômen), sendo responsável por manter as costas eretas durante as passadas.

No entanto, quando você não trabalha essa região do corpo os resultados negativos aparecem nas ruas. Aquela clássica coluna em forma de C, por exemplo, é o saldo do core não fortalecido. Como a musculatura não está preparada para todo o desgaste sofrido durante a corrida, os músculos cansam depois de um tempo de exercício e, para compensar a fadiga, você acaba curvando a coluna, mesmo sem perceber.”

FONTE: https://o2porminuto.ativo.com/corrida-de-rua/treinamento/por-que-e-importante-fortalecer-o-core/

Traduzindo em imagens, são estes músculos:

power house

Vejo MUITOS corredores com as costas em formato de “C”, e dá muita agonia! Quando eu comecei, também ficava assim no meio da corrida, pra terminar era um horror e o dia seguinte era terrível pras costas, principalmente. Busquei orientação sobre isso e hoje meu treino atualmente é dividido em 3 partes, e em um dos dias trabalho muito o abdomen, outro as costas e lombar, mas além disso tenho feito quase todos os dias um exercício que é bem completo para ajudar a fortalecer o core: a prancha!

a4336472a

Esses são todos os tipos de prancha, mas eu não faço todos. Faço apenas a prancha de cotovelos. E parece fácil, mas nossa…

index

A prancha, além de definir o abdomen, trabalha todos os músculos do core. Eu comecei ficando 30 segundos e agora estou em 45. O ideal é 1 minuto, mas ainda não consigo e não vou ficar forçando muito. Uma coisa que aprendi com o fortalecimento é que tem que ter muuuuita paciência pro corpo se adaptar.

E a diferença nas corridas? TOTAL! Antes eu sentia muuuitas dores na lombar durante o exercício, hoje quase não sinto. Minha postura melhorou, consigo deixar o abdomen mais alinhado e correr grandes distâncias sem “quebrar” no dia seguinte. A diferença no estético do abdomen também aconteceu, mas é bem sutil… barriga tanquinho é difícil de conquistar, nossa!

O legal é que a prancha não exige espaço nem aparelhos, dá pra fazer tranquilamente em casa e não força muito a musculatura, o que é muito bom pros atletas iniciantes!!!

Tentem e vejam os resultados. Nunca se esqueçam que o fortalecimento é tão importante quanto os treinos de distância e velocidade! Previnem lesões e educam o corpo! Eu consegui chegar aos 21km correndo sem nenhum problema dessa forma! Vale a pena 🙂

 

Deixe um comentário

