E na TPM?

Padrão

Mulher sofre… têm dias que a gente não consegue nem sair de casa de tanta cólica, dor de cabeça, mal estar, inchaço, alterações de humor… e conciliar a rotina de exercícios com isso é complicado. E a vontade de comer chocolate? Quase insuportável.

tpm

Fonte: http://mulherde30.com

Quando fazia academia antes de começar a levar realmente a sério minha vida saudável, eu costumava “pular” os dias de TPM e não treinar, o que era um erro!!! Depois que fiquei sabendo que os exercícios podem ajudar e amenizar os sintomas, resolvi experimentar. Mas como gosto de tudo beeem explicadinho cientificamente, achei essa reportagem que fala sobre isso,  olhem só:

“Segundo a professora de Educação Física e personal Juliana Gomes, o melhor tratamento para a tensão é se exercitar, pois aumenta o metabolismo e melhora a circulação sanguínea. A natação, por exemplo, ajuda a reduzir o inchaço que ocorre no corpo feminino durante esse período. Além disso, diminui a ansiedade e a melancolia.

 – Muitas mulheres não sabem que sofrem de TPM. Os exercícios físicos, além de melhorarem o desconforto abdominal, elevam a autoestima e tiram aquela irritação a mais que vem todo mês. Enquanto se pratica esporte, há a liberação de endorfina, que é o hormônio responsável pelo bem-estar – informou Juliana.

O que também é muito importante neste período é a boa alimentação. A recomendação é que todas façam uma dieta adequada, consumindo alimentos ricos em cálcio e magnésio, deem preferência a frutas e evitem gordura, sal, açúcar e cafeína.

– Alimente-se bem e escolha os exercícios que você possa ter contato com a natureza. As melhores atividades físicas são a caminhada, a corrida, a bicicleta e a natação. Mas não quer dizer que os outros não sejam bons. Também é interessante uma sessão de ioga ou um alongamento completo para aliviar o estresse – orientou a professora.

Hélida Colombo, corredora e dona de casa de São José do Rio Preto-SP, não quer saber da tensão pré-menstrual. Segue à risca as orientações para viver tranquila e não perder o marido.

– Depois que aumentei o volume dos meus treinos, nunca mais tive TPM. Aliás, recomento a corrida para mulheres acima de tudo. O principal motivo? Ter paz e dar paz para os outros. Mulher na TPM é uma tortura – contou Hélida.”

FONTE: http://globoesporte.globo.com/eu-atleta/saude/guia/tpm-exercicio-fisico-e-alimentacao-adequada-amenizam-os-sintomas.html

Quando comecei a me exercitar pra valer, parei de faltar nos dias de TPM e de fato funcionou muito bem! Não vou dizer que me livrei da bendita, mas as alterações de humor são bem mais sutis, as cólicas tenho só de vez em quando e as dores nas costas, que eram quase insuportáveis nessa época, sumiram. A vontade de comer doces é controlável (mas não deixo de comer meu ch0colatinho, só unzinho!).

Os exercícios regulam muito bem o humor, e eu sou a prova viva disso. Antes eu era muito mais explosiva nesses dias, ficava triplamente ansiosa e descontava em todo mundo a minha volta. Esses dias mesmo, a TPM bateu na minha porta e resolvi, por mais mau humorada que estivesse, correr. Comecei e fui a 5km num piscar de olhos, e voltei renovada! Nem parecia a mesma pessoa que tinha ido.

E hoje, como de praxe aos sábados pela manhã  (mesmo com TPM) fui ao Parque Ibirapuera dar umas voltas de patins! Mesmo com o friooooo que estava, coloquei um look beeem alegre e fui dar umas voltas! E nunca me arrependo, é um exercício divertido!

Imagem1

Fui com uma camiseta de corrida por baixo (dry-fit sempre bem-vindo), essa blusa preta linda da Renner (da seção de Fitness mesmo) e essa legging Debby (ref 0029, R$40) LINDA, quentinha e super confortável da Lovelibe! Achou ela legal, vai em www.lovelibe.com e corre pra garantir a sua! Tenho poucas unidades dela! E coloquei POLAINAS, isso mesmo, POLAINAS! Antes eu não entendia muito bem porque as pessoas usavam polainas, aí um dia comprei uma por curiosidade e uso horrores, são tão quentinhas e no caso dos patins, dão um arzinho retrô que eu amo! Fiquei me sentindo a Jane Fonda dando aulas de aeróbica nos anos 80:

50-icones-da-moda-80s-14

polainas são cool

Bom, é isso pessoal! Vamos pegar nossa TPM e jogar ela pra beeem longe, colocar nossas polainas, fazer a Jane Fonda e brigar pelo nosso direito de sermos felizes nesses diazinhos tão incômodos! Eu assino embaixo que funciona!

Deixe um comentário

