E na TPM?

Padrão

Mulher sofre… têm dias que a gente não consegue nem sair de casa de tanta cólica, dor de cabeça, mal estar, inchaço, alterações de humor… e conciliar a rotina de exercícios com isso é complicado. E a vontade de comer chocolate? Quase insuportável.

tpm

Fonte: http://mulherde30.com

Quando fazia academia antes de começar a levar realmente a sério minha vida saudável, eu costumava “pular” os dias de TPM e não treinar, o que era um erro!!! Depois que fiquei sabendo que os exercícios podem ajudar e amenizar os sintomas, resolvi experimentar. Mas como gosto de tudo beeem explicadinho cientificamente, achei essa reportagem que fala sobre isso,  olhem só:

“Segundo a professora de Educação Física e personal Juliana Gomes, o melhor tratamento para a tensão é se exercitar, pois aumenta o metabolismo e melhora a circulação sanguínea. A natação, por exemplo, ajuda a reduzir o inchaço que ocorre no corpo feminino durante esse período. Além disso, diminui a ansiedade e a melancolia.

 – Muitas mulheres não sabem que sofrem de TPM. Os exercícios físicos, além de melhorarem o desconforto abdominal, elevam a autoestima e tiram aquela irritação a mais que vem todo mês. Enquanto se pratica esporte, há a liberação de endorfina, que é o hormônio responsável pelo bem-estar – informou Juliana.

O que também é muito importante neste período é a boa alimentação. A recomendação é que todas façam uma dieta adequada, consumindo alimentos ricos em cálcio e magnésio, deem preferência a frutas e evitem gordura, sal, açúcar e cafeína.

– Alimente-se bem e escolha os exercícios que você possa ter contato com a natureza. As melhores atividades físicas são a caminhada, a corrida, a bicicleta e a natação. Mas não quer dizer que os outros não sejam bons. Também é interessante uma sessão de ioga ou um alongamento completo para aliviar o estresse – orientou a professora.

Hélida Colombo, corredora e dona de casa de São José do Rio Preto-SP, não quer saber da tensão pré-menstrual. Segue à risca as orientações para viver tranquila e não perder o marido.

– Depois que aumentei o volume dos meus treinos, nunca mais tive TPM. Aliás, recomento a corrida para mulheres acima de tudo. O principal motivo? Ter paz e dar paz para os outros. Mulher na TPM é uma tortura – contou Hélida.”

FONTE: http://globoesporte.globo.com/eu-atleta/saude/guia/tpm-exercicio-fisico-e-alimentacao-adequada-amenizam-os-sintomas.html

Quando comecei a me exercitar pra valer, parei de faltar nos dias de TPM e de fato funcionou muito bem! Não vou dizer que me livrei da bendita, mas as alterações de humor são bem mais sutis, as cólicas tenho só de vez em quando e as dores nas costas, que eram quase insuportáveis nessa época, sumiram. A vontade de comer doces é controlável (mas não deixo de comer meu ch0colatinho, só unzinho!).

Os exercícios regulam muito bem o humor, e eu sou a prova viva disso. Antes eu era muito mais explosiva nesses dias, ficava triplamente ansiosa e descontava em todo mundo a minha volta. Esses dias mesmo, a TPM bateu na minha porta e resolvi, por mais mau humorada que estivesse, correr. Comecei e fui a 5km num piscar de olhos, e voltei renovada! Nem parecia a mesma pessoa que tinha ido.

E hoje, como de praxe aos sábados pela manhã  (mesmo com TPM) fui ao Parque Ibirapuera dar umas voltas de patins! Mesmo com o friooooo que estava, coloquei um look beeem alegre e fui dar umas voltas! E nunca me arrependo, é um exercício divertido!

Imagem1

Fui com uma camiseta de corrida por baixo (dry-fit sempre bem-vindo), essa blusa preta linda da Renner (da seção de Fitness mesmo) e essa legging Debby (ref 0029, R$40) LINDA, quentinha e super confortável da Lovelibe! Achou ela legal, vai em www.lovelibe.com e corre pra garantir a sua! Tenho poucas unidades dela! E coloquei POLAINAS, isso mesmo, POLAINAS! Antes eu não entendia muito bem porque as pessoas usavam polainas, aí um dia comprei uma por curiosidade e uso horrores, são tão quentinhas e no caso dos patins, dão um arzinho retrô que eu amo! Fiquei me sentindo a Jane Fonda dando aulas de aeróbica nos anos 80:

50-icones-da-moda-80s-14

polainas são cool

Bom, é isso pessoal! Vamos pegar nossa TPM e jogar ela pra beeem longe, colocar nossas polainas, fazer a Jane Fonda e brigar pelo nosso direito de sermos felizes nesses diazinhos tão incômodos! Eu assino embaixo que funciona!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s