Dica de leitura: Corredor – um estilo de vida, de Augusto Cruz

Padrão

“Se você começou a correr recentemente ou está planejando calçar um tênis e desbravar as ruas com suas pernas, este livro foi feito, pretenciosamente, para você.”

Corredor – um estilo de vida, Augusto Cruz

corredor

As corridas trazem pra a gente inúmeros benefícios, e desde que comecei a praticar esse esporte, coleciono novos e bons amigos. Participando do documentário Vida Corrida, da GloboNews, tive a oportunidade de conhecer, ainda que virtualmente, o autor deste livro muito bacana, o Augusto Cruz.

Gentilmente, ele enviou um exemplar do Corredor – um estilo de vida, com dedicatória e uma cartinha que me deixaram muito emocionada. Cada um tem suas razões para começar a correr, e embora as nossas sejam bem distintas, nos identificamos!

Leitura deliciosa, o jeito que Augusto escreve é de quem é realmente apaixonado por corridas e tem a generosidade e o desejo de contagiar os outros com a vontade de uma vida melhor. Seus relatos e dicas são preciosíssimos e a forma como conta sua trajetória e as corridas incríveis que participou, fazem a gente querer se inscrever em TODAS ELAS AGORAAAAA!!! Eu mesma não conhecia boa parte desses percursos e a leitura estimulou minha imaginação sobre como seria correr em lugares tão  incríveis e me fez ter ainda mais vontade de, nessa “nova fase” pós Meia Maratonas e intervalo longo até poder fazer uma Maratona, de procurar novas paisagens para praticar e, é claro, curtir.

E vou publicar um dos trechinhos dos quais me identifiquei mais, como corredora iniciante, e sei que muitos dos meus leitores também são “bebês” nas corridas, e acho que vale a pena saber que:

“Canso de ver corredores se acabando em um treino ou uma prova como se aquela fosse a última corrida da vida do sujeito. Não tenha vergonha de caminhar, de parar e de reconhecer que não se preparou adequadamente, ou que sentiu dor ou exagerou no ritmo. Repito: ninguém, absolutamente ninguém, estará prestando atenção em você enquanto estiver correndo. No máximo, algum amigo ou conhecido lhe perguntará se está tudo bem, e seu treinador, se você tiver um, o indagará sobre o que sentiu e o que aconteceu durante o treino.

Extraia lições e não frustrações quando não conseguir correr como planejou. Você não é profissional! Você não vive disso! E mais, a corrida deve lhe proporcionar prazer e saúde e não estresse e desconforto.”

Quando li esse trecho me arrepiei toda. Parecia que era um recado pra mim, pessoalmente. Meu rendimento nas corridas não é invejável, apesar de ser boa em distâncias, sou bem pouco veloz e ágil. Isso mexe com o ego, pois, como Augusto mesmo diz no livro, corredor é uma raça VAIDOSA pra caramba, rsrs. Estou fazendo um tratamento com alguns remédios que me derrubam um pouco. Alguns efeitos colaterais são dores de cabeça, musculares, câimbras… e é fogo passar por isso logo agora que estou mais acostumada (e curtindo muito mais) as corridas.

Mas não posso nunca me esquecer que sou corredora há menos de 2 anos e que era obesa e sedentária. Ainda estou acima do peso ideal e minha composição corporal é pesada, não sou miudinha. Prefiro seguir no ritmo de “aprendiz” e subir aos poucos meu desempenho do que ganhar uma lesão ou problema de saúde. Augusto bate firme nessa tecla e por isso acho uma leitura valiosíssima pros corredores iniciantes. Dá uma injeção de ânimo.

Após concluir a leitura, fui pra academia, fiz meu funcional direitinho e corri 5km no meu ritmo, sem pressa e aos poucos vou melhorando.

O livro está à venda em diversas livrarias de São Paulo, no Rio e Salvador, e por e-book também.

Obrigada Augusto!!! #somostodoscorredores

 

Deixe um comentário

