Corrida e Caminhada contra o câncer de mama e a importância de aquecer

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Oi pessoal!!!

Tá um frio do caramba aqui em São Paulo!!! Temperaturas chegando a 4 graus!!! Esse final de semana foi difícil de treinar, no sábado optei pelo treino indoor a correr no parque porque acordei e estava marcando 4 graus!!! Como já ia correr domingo na rua, achei melhor pegar leve no treino de sábado e fiz apenas um treininho de corrida alternando com caminhada por 50 minutos.

Domingo acordei MUITO cedo, as 4:45hs, porque ia pro Ibirapuera participar da Corrida e Caminhada contra o câncer de mama, uma tradicional prova que reuniu aproximadamente 10 mil pessoas (isso com frio, hein!), em nome de uma boa causa.

Fui de metrô e peguei carona com minha amiga até lá:

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Olha a carinha de felicidade no metrô 🙂

Chegando lá, pra guardar volumes foi igual ao ano passado, quando fomos a mesma prova: muitas filas, muita gente concentrada em frente aos guarda volumes,dificultando o acesso de quem queria deixar seus pertences. Provas populares como essa, a do Mc Donalds, sempre têm esse inconveniente. Em contraponto, muitos banheiros químicos disponíveis!!! Ponto pra eles!

A largada foi bem sossegada. Desta vez, fomos mais à frente, e fizemos uma prova bem melhor. Eu explico: ano passado largamos atrás e como a largada da caminhada e da corrida é no mesmo horário, ficou a maior confusão porque os caminhantes se concentram atrás e a maior parte do tempo tínhamos que ficar desviando, o que cansa em dobro e pode causar acidentes. Prova mista é assim mesmo. Este ano fizemos diferente e foi muuuuito tranquilo pois a maioria que estava se concentrando à frente ia correr. Ah, e a organização da prova disse nos auto-falantes: CAMINHANTES, POR FAVOR SE MANTENHAM À DIREITA!!! Ufa, até que enfim, rsrs. Podiam fazer isso toda prova, pra alertar os estreantes nas pistas 🙂

E tinha muuuuuita gente na frente:

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E atrás também:

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E eu!!!

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Mas ontem finalmente entendi a importância do aquecimento antes da prova. Já tinha notado nos treinos longos de corrida na esteira, que meu corpo só estava ficando “bom” pra correr por volta do quilômetro 4. Achei que era coisa da esteira, do tênis, do frio, mas na prova de ontem senti que na verdade o corpo, depois de aquecido, trabalha melhor.

Mas como isso funciona? Com a palavra, nossas fontes de pesquisa:

“Mas de que maneira o aquecimento pode contribuir para o sistema musculoesquelético?

Partindo do princípio de que o aquecimento eleva a temperatura corporal, várias estruturas serão atingidas. Os músculos, tendões e ligamentos, por exemplo, diminuirão a sua resistência visco-elástico, aumentando a elasticidade e abrandando a propensão a rupturas.

No sistema nervoso central, a elevação da temperatura corporal pode acelerar em até 20% a velocidade de contração muscular.

Com o aquecimento, ocorre ainda o aumento na produção de líquido sinovial nas articulações. Essa substância tem como uma das suas funções a diminuição do atrito entre as superfícies ósseas e também a nutrição da cartilagem articular.

Existem vários outros benefícios que o aquecimento pode trazer para a prática esportiva em âmbitos fisiológicos e psicológicos também. Mas para que se consiga alcançar e potencializar esses benefícios é necessário um planejamento adequado e coerente com o objetivo a ser atingido, sempre respeitando a individualidade de cada praticante. Para isso consulte sempre um profissional da área.”

FONTE: http://o2porminuto.ativo.com/corrida-de-rua/treinamento/especialista-o-aquecimento-e-seus-beneficios-7734/

Hummmmm, entendi! Sempre vejo alguns atletas fazendo pequenos trotes, tiros, dando saltinhos antes das provas e sempre achei aquilo tudo muito cansativo e como as provas são bem cedinho, morria de preguiça só de olhar!!! #blogueirapreguiçosa

Massss, como o objetivo agora é melhorar meu desempenho nas corridas de curta (velocidade) e longa (rendimento) distância, preciso desses pequenos truques para conseguir chegar a um bom resultado.

Nesse link – http://exame.abril.com.br/estilo-de-vida/noticias/o-melhor-aquecimento-antes-de-correr–2 – tem uma matéria sobre alongamento e um vídeo bem legal de 4 minutos com alguns exercícios! Vou testar em alguma corrida e depois falo pra vocês se funcionou, ok?

Tive outro problema: o frio estava tão forte que corri de blusão e legging e canelitos. Um figurino improvável pra uma corredora “pelada” como eu, que gosta de correr com bermudinha e camiseta, o mais livre o possível!!! Sofri! No segundo quilômetro já estava suando em bicas, me sentindo desconfortável, tive que parar, tirar o blusão, me ajeitar toda e amarrar o bicho na cintura. E melhorei bastante. Sofri também com queimaduras de frio, acreditem! Estou fazendo um tratamento de pele e ela está muuuito sensível, chegando em casa, meu rosto estava queimando!!! Senti um ressecamento intenso e tive que carregar a mão no hidratante. Fiquem atentos e passem produtos para proteger a pele, além de protetores labiais. O frio não está pra brincadeira por aqui.

Havia um ponto de hidratação no quilômetro 2,5 (meio da prova) e um no final. Água a vontade. Quem quiser participar dessa prova ano que vem, pode ficar atento a partir do início do ano que vem, pois as inscrições abrem bem antes e o valor é bem amigo.

Apesar de tudo, e de ter corrido sem grandes pretensões porque essa prova é lotada e é difícil bater tempo, terminei os 5km em 35 minutos, pace de 7, alto ainda, mas fiquei feliz.

O próximo desafio de corridas de rua é só em Julho, no próximo post tem agenda de corridas de rua de Julho e Agosto, não dá pra perder hein! Só seleciono as melhores!

E espero que você venha comigo nessa jornada! Já tô encontrando leitoras no blog nas provas e amando esse contato, vocês são demais!!! Vamos todos juntos um dar força ao outro! Em busca de uma vida melhor, mais saudável e feliz! Não pode parar!!!

 

 

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