Zumba e frequência cardíaca: emagrece SIM!

Padrão

Oi pessoal!!!

Já falei neste post aqui sobre a Zumba e seus benefícios. Outro dia vi em um grupo de Facebook uma imagem tirando sarro de quem fazia Zumba para emagrecer, falando que era coisa “de velha” (oooooi?) e que não adiantava nada fazer “aulinha de dança” pra perder pesooo!!!

Ahhhh eu fiquei maluca lendo isso!!! Faço Zumba desde Outubro de 2014 na academia onde treino e posso dizer que, além do emagrecimento, ajudou MUITO na reconstrução da minha auto-estima.

16

Eu entrei na aula sem grandes expectativas: me achava gorda (isso porque já tinha perdido muito peso, hein), desengonçada e o pior, sem malemolência nenhuma pra dançar. O fim do relacionamento mexeu muito com minha visão de feminilidade e beleza… eu me achava bonita, mas pouco atraente, feminina. O negócio tava feio ainda, rsrs.

Fazia anos que não dançava pra valer, e aquele monte de espelho na sala, nossa, era uma tortura!!! Fiz a primeira aula e, supreendentemente gostei do negócio. Suei MUITO, cansei MUITO. Eram coreografias rápidas, alegres, a professora Juliana era super animada e não intimidava as alunas, tudo que ela queria era que a gente dançasse!!! E o melhor: A SALA ERA MEIO ESCURA, RSRS:

20160616_200356

De ontem, a sala é assim na aula! Adoro!!! Clima de festa, rsrs.

Meu pensamento de iniciante na Zumba: POSSO ERRAR A VONTADE QUE NÃO VAI FICAR TÃÃÃO VISÍVEL, hahahaha! Levei algum tempo para decorar as coreografias e tem que ir sempre pra não ficar desatualizada e perdida nos passinhos. Agora que estou mais craque, resolvi medir a frequência cardíaca na aula e ver se aquilo realmente fazia efeito pra mim ainda, depois de tanto peso puxado e corrida:

20160616_204504

Antes da aula, andando devagar, minha frequência estava por volta de 70-80 bpm (batimentos por minuto), na aula ficou entre 170 a 180 bpm, o que é minha zona de queima de gordura, em treino intenso!!!

Pra efeito de comparação, na musculação fica em 150 a 170, pegando peso, e na corrida (em ritmo leve) fica em 170. Nessa tabela dá pra entender melhor quais são os níveis de exercícios:

FC

Entre o ritmo leve a moderado e a f.c. máxima é onde ocorre essa zona de queima de gordura. Aprendi isso no spa e levo pra vida!!! Por isso comprei o frequencímetro e uso bastante. No começo é meio complicado de entender, mas depois fica fácil de comparar.Nas caminhadas, minha frequência ficava em 120, 130 e eu sabia que aquilo pra mim era pouco pra perder gordura, por isso também passei a correr. E funcionou!

E também ajuda a ter cuidado: nas corridas, quando passo de 190 sei que é a hora de diminuir o ritmo ou até mesmo de parar. Esse é o limite do exercício saudável para minha idade e peso.

Então, pra quem ainda duvida que a Zumba emagrece, eu convido a tirarem a prova. Ficar em zona de queima de gordura por 45 minutos é muuuuito proveitoso!!! Nem vejo a hora passar e me divirto muito!

Variar os exercícios também é uma forma de se motivar e não desistir da rotina de exercícios. Hoje, pelo menos uma vez por semana estou saracoteando, rebolando, requebrando na Zumba!!! E sim, perdi total a vergonha, me descobri uma dançarina ultra empolgada!!! Pra você que não é fã de puxar peso, de esteira, de bike, a Zumba é uma excelente pedida! A maioria das academias possui aulas e a energia é contagiante! Experimente e veja o quanto sua!!! Não pode parar!

2 comentários sobre “Zumba e frequência cardíaca: emagrece SIM!

  1. Lucia

    Sou super a favor da zumba pra emagrecer sim!! Marília, gosto muito do teu jeito de escrever!! Ótima matéria, parabéns e obrigada por animar a gente na mesma luta pra entrar em forma!! 🙂

    Curtir

Deixe um comentário

