Asics São Paulo Half Marathon – é amanhã!

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Kit simples, mas com saco e camiseta de boa qualidade, e esse dorflex em spray vem bem a calhar no pós prova, rsrs. A bandagem também já usei. Depois conto tuuuuudo pra vocês!

Torçam por mim ter uma prova suave, please, hehe! Não pode parar!

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Mês 1 – Desafio dos 3 meses: menos 12kg em dupla!

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Oi pessoal!

Dia 27 de junho eu postei aqui no blog que eu e meu namorado Ale iríamos começar um desafio para perder uma boa quantidade de peso e atingir algumas outras metas em 3 meses! Ontem fizemos a pesagem oficial desse primeiro mês e posso dizer que pra ambos foi um sucesso!!!

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“Um objetivo sem um plano é apenas um desejo” – faça seu plano!

Minha meta é perder 12kg (meta final de peso do meu processo de emagrecimento) em 3 meses e secar medidas. A do Ale é perder uns 7kg (ele é magro) e ganhar definição muscular e condicionamento físico.

São objetivos diferentes, mas bolamos um plano com metas individuais e mudanças na alimentação adaptadas pra cada um. Ambos vamos à academia, mas cada um com seu treinamento individualizado, o que é MUITO IMPORTANTE. Não adiantaria o Ale fazer o tanto de aeróbico que eu faço, ou eu fazer o tanto de musculação que ele faz. Ele não precisa perder tanta gordura e nem eu ganhar tanta massa muscular. Cada um tem seu instrutor e segue seu treino à risca.

Bem, neste primeiro mês os resultados foram:

Marília

Peso: Diminuiu 4 quilos!!! Sucesso!!!
Percentual de gordura: Estava com 47,2% em 27/06, agora 44,6%!!!
Percentual de massa muscular: Estava com 26,1%, agora 27,3!!!
E perdi – acreditem em mim – 6 CENTÍMETROS DE CINTURA!!!

Ale

Peso: Diminuiu 1,1kg!!! Sucesssoooo!!!
Percentual de gordura: Estava com 22%, agora 19,6%!!!
Percentual de massa muscular: Estava com 40,5%, agora 41,7%!!!

Ficamos tão felizes e até surpresos com resultados tão bacanas! Somos disciplinados mas ambos tivemos um mês meio atribulado, correria, mas mesmo assim conseguimos!

E como fizemos? Não tem muito segredo, gente…. dieta controlada e muito exercício, mas alguns pontos foram fundamentais pra isso:

  • Eu peguei pesado nos exercícios aeróbicos e funcional. Caprichei no “treino da Gabi Pugliesi”, que postei aqui: Recomeçando o desafio: menos 12kg em 3 meses!, que nada mais é que um treino intervalado de corrida de 23 minutos alternando velocidades. Fiz pelo menos 3 vezes por semana e realmente funciona.
  • O Ale também faz o treino intervalado na esteira, mas em intensidade e tempo diferentes porque ele não precisa perder tanto peso. Ele voltou a fazer musculação e sua massa muscular já aumentou e a gordura diminuiu, o que é excelente.
  • Dei uma secada no lanche pós treino (lá pelas 22:30). Como o mínimo possível. E pra não cair na tentação de comer à noite (meu pior problema), volto do treino, tomo banho e deito na cama imediatamente pra dormir, rsrs. Funcionou.
  • Quando saímos juntos, comemos fora mas optamos sempre por “comida” de verdade (arroz, carne, acompanhamentos), ao invés de lanches ou fast food… e a sobremesa deixamos pra lá. Não rola.
  •  Ambos adoramos trufas e sempre comíamos aos finais de semana… tivemos que cortar também… não tem jeito.
  • Não teve suco detox, chá emagrecedor, dieta de proteína… apenas reeducação alimentar e força de vontade.

E o mais importante: fizemos tudo com muito senso de humor e leveza. Teve dias em que ele comeu umas tigelas de açaí que não estavam no plano e dias em que eu comi pizza na janta… a gente contava um pro outro e dava risada…mas sempre lembrando que tínhamos que ter foco e voltar pra alimentação certinha assim que possível. É assim que se perde peso de forma saudável!!!

E hoje é segunda-feira, estou super feliz e animada com os resultados e quero que você fique também! Que tal tentar um desafio? Chama a amiga, chama o maridão, ou se não tiver ninguém disposto, DESAFIE-SE! Foi o que fiz inicialmente e funcionou! O desafio pode sem em dupla, em grupo, mas os resultados só dependem de você!

O que você quer pra sua vida? O que tem te motivado? Repense seus limites! Tenho leitores deste blog que me emocionam de verdade ao dizerem que estão no foco, que estão praticando corrida, que emagreceram, e que nunca pensaram que seriam capazes!!! Repense o seu NUNCA, repense o seu AMANHÃ EU FAÇO, comece agora! E não pare!

Pequenos monstrinhos que sabotam sua dieta

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Ontem meu namorado me mandou um e-mail (whatsapp fora do ar, né gente, rsrs) com a alimentação do dia dele, pra eu analisar se estava tudo certinho porque estávamos na dúvida do que ele poderia estar fazendo errado, já que não estava perdendo muito peso. Existem várias coisas envolvidas num processo de emagrecimento e uma das explicações que encontrei foi que ele entrou na academia e poderia estar ganhando massa muscular e isso poderia significar alguma coisa…

..mas curiosa que sou, analisei, fiz as continhas de calorias do dia e deu menos de 1800 calorias. O ideal para ele perder peso, de acordo com a conta do metabolismo basal, é aproximadamente 2000. Aprendi a fazer esses cálculos quando fiz Técnico em Nutrição e Dietética, uso bastante e funciona de verdade. Aí pensei “UÉ”…  aí me lembrei dos capuccinos e chocolates quentes que ele sempre fala que toma no trabalho. Adoçados com açúcar. Ele esqueceu de mencionar isso na alimentação.

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Quentinho, aconchegante e perigoso pra sua dieta!

Um capuccino, sem açúcar, tem mais ou menos 80 calorias. Um capuccino, mesmo Diet, tem 66 calorias. Uma bebidinha inofensiva, que a gente bebe quase no automático, tem tudo isso? Pois é, não se esqueçam que além do café, ele leva chocolate em pó e leite integral! O chocolate quente sem açúcar também tem essa média de calorias.

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Fica docinho, né? Delícia… mas NÃOOOO, larga issoooooo!

E adicionando uma colher de SOBREMESA de açúcar, ele fica com mais 65 calorias! Ou seja, numa dose você acaba ingerindo 150 calorias. Aí vem um pãozinho de queijo junto… um chocolatinho… nesses pequenos lanchinhos a gente se sabota. Tomando dois desses por dia, ele estaria consumindo mais 300 calorias de brincadeira! O que eleva a conta para 2100 calorias. E aí não há perda de peso.

Meu conselho pro amado foi investir no cafézinho puro com adoçante (que é o que eu faço), mas ele não curte… então a solução é segurar a vontade, e quando for insuportável, tomar o capuccino ou chocolate quente, mas usar adoçante. Não tem jeito.

A gente às vezes esquece de considerar as bebidas na avaliação da nossa alimentação. Vejam as calorias de algumas que consumimos com frequência:

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Não é por nada não, mas vejam como um inofensivo suco de laranja tem calorias! 116 por copo. Não vou dizer que é proibido, vocês sabem que sou contra restrições. Eu mesma adoro e tomo bastante aos finais de semana, até pra dar uma forcinha na imunidade porque não consumo muita vitamina C, mas SÓ aos finais de semana. O negócio é investir em bebidas inofensvas como a boa e velha água ou um mate gelado. Eu não gosto de mate, então fico com meu Clight mesmo. Quase zero calorias. E se alguém vier me falar de sódio, eu falo que tomo UM copo por dia, quando muito dois.

A informação é sempre a melhor forma de fazer uma reeducação alimentar saudável e sem enganos. Anote um dia da sua alimentação com detalhes. Faça as contas de calorias, existem inúmeros sites que tem tabelas super completas e veja quanto está consumindo, o que pode diminuir, o que pode ser substituído! As vezes pequenos detalhes fazem toda a diferença!

 

 

Liquidação Lovelibe!!!

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Oi pessoal!!!

A primeira coleção da minha loja virtual Lovelibe foi um sucesso e esta semana já estará no ar a Nova Coleção, com muitas roupas e acessórios lindos e acessíveis!

E a coleção antiga está em liquidação:

www.enjoei.com.br/marilialib

Short saia entre R$28 a R$32!!! Vários tamanhos, estampas e modelos!!!

Leggings entre R$32 a R$40!!! Vários tamanhos, estampas e modelos!!!

Top tiras a R$35!!! O top da moda nos tamanhos P e G!!!

Bermudinhas entre R$25 a R$32!!!

E tem outros modelos no site, basta acessar: www.enjoei.com.br/marilialib

O Enjoei é um site super seguro, envio para todo o Brasil e eu garanto a postagem em no máximo 3 dias úteis!!! Quem comprou não se arrepende!

E caso você seja da cidade de São Paulo, podemos combinar entrega em mãos com desconto ainda maior!!! Na página do Facebook, https://www.facebook.com/lovelibestore/ tem os valores certinhos, basta me mandar um inbox que a gente combina as formas de pagamento e entrega!!!

A loja também tem instagram: @lovelibestore

A transição dos 5km pros 10km

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Oi pessoal!

Esse é um post sobre uma dúvida que muitos leitores já me enviaram por inbox e DM: quando saber se já estou pronto (a) pra sair das corridas de 5km e estrear nos 10km? Bem, essa é uma questão muuuuito individual e se você tem o acompanhamento de um profissional da área ele pode te indicar de uma forma mais teórica quando é o momento ideal, mas se não for o seu caso, vou dar algumas dicas que podem funcionar:

  • Na corrida de 5km, em algum momento tive que caminhar? Se a resposta for sim, recomendo treinar mais. Quem consegue bem os 5km, consegue 10km, talvez ainda caminhando após a metade do percurso, mas consegue.
  • Na corrida de 5km, cruzei a linha de chegada me sentindo mal, excessivamente cansado, enjoado? Se a resposta for sim, recomendo treinar mais também e focar mais em treinos de tiro com variações de velocidade. Quando terminei a corrida de 5km de Outubro, parei muito de repente e quase vomitei, além da tontura. Treinando tiro, você acostuma melhor o corpo a mudar a velocidade e adequar o ritmo sem parar de correr.
  • Na corrida de 5km, sinto muitas dores durante e após a corrida? Se a respota for sim, talvez ainda seja necessário um bom fortalecimento. Em dezembro, corri 10km e aí sim considerei que estava no momento ideal, não parei nenhuma vez. Meu instrutor tinha caprichado no treino de musculação e além disso estava fazendo muito treino funcional. Meus músculos estavam muito mais fortes e consegui ter um bom desempenho.
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Primeira corrida BOA de 10km, sucesso!

  • Teste os 10km em esteira e se possível, no solo também. Uma coisa é totalmente diferente da outra. É fato que a adrenalina da corrida de rua dá um gás a mais, mas lembre-se que você vai correr por volta de 1 hora e que além do terreno, você pode se deparar com subidas, descidas, variações climáticas… E por volta do sétimo quilômetro, analise como se sente. Se for muito difícil ultrapassar essa quilometragem, treine mais.
  • Não tenha pressa de chegar aos 10km! Eu faço corridas de 5km até hoje e são valiosíssimas pra analisar velocidade, rendimento, força, passada… aprimore seus 5km, seja exigente.
  • Prepare-se para uma possível frustração. Uma coisa é correr 30 minutos nos 5km, recém aquecido, recém alimentado, recém ido ao banheiro… outra coisa é correr tudo isso de novo, você pode sentir algum desconforto e terá que ser muito persistente para aguentar. Seu tempo provavelmente não será grandes coisas inicialmente, mas saiba que isso é normal. Minha primeira corrida de 10km foi em 1 hora e 18 minutos. A de dezembro fiz em 1 hora e 14 minutos, quando já estava bem preparada. Uma evolução enorme, mas o tempo ainda é alto. Até hoje não consigo correr 10km em menos de 1 hora e 10 minutos. Paciência.

Acredito que essas dicas podem te ajudar de alguma forma a analisar se está pronto pros tão sonhados 10km. Falando nisso, sábado à noite teve corrida noturna Eu Atleta 10km!

Foi minha primeira corrida noturna de 10km! Foi na Cidade Universitária, percurso plano e gostosinho. A corrida começou às 20 horas e apesar de estar frio, estava bem bacana! Tinha chovido de tardinha e pra respirar é beeeem melhor. Corri no meu ritmo de sempre, mas fiz uma BURRADA, rsrs.

O percurso total eram duas voltas de 5km. Quando cheguei nos primeiros 5km, não escutei que tinha que entrar à esquerda pra continuar (fone de ouvido no último volume dá nisso, né) e fui reto. Não tinha sinalização por placas como há em todas as corridas com distâncias diferentes, eu me oriento visualmente. Quando vi, já estava no pórtico de chegada dos 5km e me perdi toda, kkk! Perdi uns 3 minutos nessa brincadeira, simplesmente não achava onde era pra entrar!!! Kkkkk!!! Mas achei e terminei a prova bem. Se não tivesse feito essa bobagem, provavelmente seria meu melhor tempo em 10km.

Mas a prova foi bacana, curto muito correr à noite e na companhia dos amigos é mais legal ainda!!!

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E esse foi meu workout do final de semana. Nada de treino na sexta e sábado e domingo descanso pro corpo se recuperar da distância longa. Hoje tem treino, dieta no máximo e estou feliz porque o desafio dos 3 meses tá funcionando muuuuito! Olhem um exemplo de janta que eu e meu namorado estamos fazendo pra não fugir do foco, rsrs:

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Arroz, salada e omelete com presunto, queijo e tomate. É simples, é basiquinho, mas apesar da vontade ser devorar uma pizza, a gente se comprometeu de verdade e estamos fazendo esse tipo de refeição. Tá funcionando!!!

E que tal tentar algo assim também? Chama o namorado, marido, mãe, irmã, cunhada, e façam um desafio entre vocês! Se comprometam a comer refeições saudáveis e fazer exercícios! Imponham metas de perda de peso, de medidas, ou de definição muscular e mandem ver! Ajuda MUITO, eu sou a prova viva disso!!! Meu namorado nem gordo é, mas como viu que isso poderia me ajudar, comprou a brincadeira e estamos nos divertindo muito! E não vamos parar!!!

Suco Detox: o que realmente funciona?

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Oi pessoal!

Um dia desses estava passeando pela web e me deparei com essa imagem:

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HEIN

Fiquei boladona. Como assimmmmm! Sou uma adepta dos sucos Detox e já ensinei aqui a fazer um bem delicinha, que tomei muuuito em segundas-feiras depois de finais de semana cheios de calorias, rsrs. Me sentia mais leve e o intestino mais soltinho, rsrs. Mas, como pessoa flexível que sou, resolvi refletir um pouco sobre o assunto.

Tenho notado, principalmente nos grupos de ajuda de emagrecimento, que tudo que é Detox tem se tornado uma válvula de escape para algumas pessoas, acreditando que isso realmente emagrece e que “limpa” o organismo. Ou há quem fala pior, substituindo UM DIA inteiro por sucos.

Li nesse link da folha: http://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/2015/03/1601020-suco-detox-nao-serve-para-desintoxicar-nem-deve-substituir-comida.shtml uma reportagem bem interessante que fala exatamente sobre isso. O que é indicado, na verdade, é incluir os sucos como um complemento do emagrecimento nas refeições (café da manhã, por exemplo), pelo aporte de vitaminas e fibras, que é bem interessante, ou substituindo um dos lanches do dia (não uma refeição grande, por exemplo). E não é indicado consumir a couve ou folhas verde-escuras todos os dias, o que encontrei nessa outra reportagem:

“O risco mais do consumo excessivo de couve é desenvolver o hipotireoidismo. Isso porque, a couve tem uma substância conhecida como pró-goitrina, que ao ser ingerida se transforma em goitrina que atrapalha a entrada do iodo na glândula tireoide e por isso diminui a capacidade de liberação de hormônios. A couve também contém uma boa quantidade de tiocianato, outra substância que também diminui a absorção do iodo no organismo e portanto, dificulta o bom funcionamento da tireoide.”

FONTE: http://diariodebiologia.com/2015/08/muito-cuidado-comer-couve-do-jeito-errado-pode-adoecer-sua-tireoide-veja-como-fazer-tudo-certo/

Quando nos alimentamos corretamente, nossos rins e fígado realizam um excelente trabalho, desintoxicando o organismo de uma forma eficiente e sem descanso. Isso desde o nosso nascimento!!!

Porque em um dia de excessos, seria muito diferente? E outra dura verdade: tanto o fígado, como os rins, como o detox, não vão filtrar TUDO o que você come. Eles vão eliminar ou ajudar a eliminar o que não é útil pro seu corpo e o que pode te fazer mal, mas gordura infelizmente não se encaixa nesse grupo, nosso corpo entende que “precisa” estocar gordura e agradece pelo aporte, que vai direto pra sua barriguinha and culotes. O detox não vai derreter essa gordura, sinto muito.

Falando em derreter gordura, tirei essa foto ontem pós treino:

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Pra derreter gordura, a dona da gordura tem que derreter também! Olha essa cara, olha esse suor e essa vermelhidão. Já aprendi que ficar gata na academia não rola para pessoas como eu. Mas tô firme e forte!!! Desafio dos três meses bombando, meu namorado está firme na dieta e exercícios também, tô tão orgulhosa!!! Tá indo todo dia!!! E ficamos o dia todo trocando dicas de treino e alimentação, estamos bem animados!!! E se eu falar agora quando já perdi de CINTURA nesse período, vocês vão cair pra trás. Mas prefiro guardar pro final do desafio, hihihih!!!

Bom, é isso!!! Bora continuar nessa vida saudável que sábado tenho corrida do Eu Atleta, 10km à noite, que delíciaaaa!!! Não pode parar!

10 duras verdades sobre emagrecimento (comprovadas por mim)

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  1. Não existe dieta milagrosa nem exercício milagroso. Sempre me perguntam: o que você fez pra perder tanto peso, dá a receita? E eu sempre digo: fechei a boca e comecei a me exercitar. Queria poder ter outra resposta mas não tenho.
  2. Vejo muuuuitas pessoas na academia que querem emagrecer mas fazem 15 minutos de aeróbico por dia e o resto do tempo apenas musculação. Não adianta, pra perder peso tem que fazer exercício aeróbico de qualidade e com frequência. Um dos personal trainer do spa onde fiquei por 15 dias dizia que o mínimo pra fazer efeito eram 35 minutos de aeróbico por dia. Se isso é verdade, não sei, mas ficou na minha cabeça e tento me manter nessa marca diária.

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    Corridinha sagrada

  3. Me perguntam: o que posso comer sem culpa? E eu respondo: ÁGUA. E só.
  4. Fruta pode á vontade? NÃOOOOO!!! É um mito mega difundido por aí que pode se entupir de fruta que tá tudo certo. Não, fruta tem açúcar, fruta tem calorias, algumas frutas são de difícil digestão… não são alimentos “santificados”, existe a recomendação de comer no máááximo 5 porções por dia e olhe lá. E porção não é o cacho inteiro de uva, ou um melão inteiro, olhem só minha porção de uvas e ainda fui generosa:

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    Amo uva, mas a bichinha engoooorda…

  5. Sódio é vilão? Sim, para hipertensos, pessoas com problemas renais ou associados ao consumo EXCESSIVO de sódio. Fora isso, a maioria dos alimentos vai ter sódio sim e isso não vai te matar. Vejo um bullying contra sucos diet de pacotinho tipo Clight, por exemplo, mas você não vai tomar 2 litros de uma vez. O sódio é um mineral e como tantos outros, necessário para nossa sobrevivência. Nada de neuroses, ok?
  6. Uma jacada, duas, não vão colocar tudo a perder. Todo mundo que conheço que emagreceu jacou algum dia, ou vários. O que não pode é desanimar depois de uma jacada e desistir! Quem passou um mês em dieta e exercícios e perdeu uns 2 quilos, não vai engordá-los em um dia, vai engordar umas gramas, isso SE engordar. Saiba a hora de voltar, só digo isso.

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    Permita-se alguns prazeres: POUCOSSSSSS.

  7. Nenhum açúcar, por mais diet/magro/mascavo/demerara que seja, é inofensivo. Açúçar sempre engorda, não tem jeito. Se você é adepto do cafézinho e do suco adoçados, considere com carinho o adoçante. Faz muita diferença, acreditem.
  8. Stress ENGORDA – posso comprovar, assinar embaixo, reconhecer firma! Toda vez que estou muuuito estressada, posso estar fazendo dieta certinho, eu engordo!!! Meditação, yoga, até mesmo esfriar um pouco a cabeça ajudam muito. Seu corpo e as pessoas a sua volta agradecem, rsrs.

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    Pare e respire fundo de vez em quando.

  9. Não sou o exemplo da hidratação, mas beber água é mais que fundamental. Vejo muitas fotos nos grupos de emagrecimento de pessoas que estão visivelmente inchadas. Muito do nosso peso é retenção de líquido, e nada melhor (melhor que qualquer chá e detox) que nossa velha e boa água. Minha meta são 8 copos por dia, o app que uso, o Dieta e Saúde, é uma gracinha e me lembra sempre que preciso me hidratar.

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    É verdade, app. Bora lá pegar um copo.

  10. Leite e iogurte são queridinhos da maioria da população, mas infelizmente, como tudo que é gostoso, engordam se não forem consumidos com moderação, ou se não forem light ou desnatados. Leite tem gordura, gordura engorda, simples assim. Tive que esquecer leite integral, iogurte natural e os de fruta eu nem tomo mais, pois não gosto muito dos light, então deixei pra lá. #saudades

Fotos retiradas do instagram do blog, @marilianaopodeparar, e do meu insta pessoal, @marilialib, me add!!!

É isso pessoal! Tem tanta informação disponível por aí, mas muitas coisas são equivocadas ou ultrapassadas. Lembram de quando diziam por aí que o ovo era o vilão do colesterol alto? E hoje em dia ele é fundamental na dieta! É bem por aí… pesquisar, se informar, buscar um profissional que tire suas dúvidas, ajuda muito a não perder tempo ou tomar decisões erradas!!!

Hoje é segunda, e todas as segundas eu gosto de lembrar a você que hoje pode ser o dia do seu recomeço! Eu achava que com mais de 100 quilos jamais conseguiria emagrecer, até que pensei racionalmente e vi que, com esforço, tempo e paciência, seria possível. Minha meta inicial era perder uns 10 quilinhos, sendo bem otimista, hahaha! Mas consegui ir muito além porque depois que perdi os primeiros quilos fiquei muuuuito motivada: eu era capaz!!! Eu não era tão fraca quanto imaginava! Passei a admirar cada dia mais a guerreira que eu era, olhar com mais carinho para minhas conquistas e acreditar mais em mim!

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Isso teve um efeito tão transformador em minha vida, que tento ajudar vocês da melhor forma possível a conquistarem seus objetivos. Não sou profissional da área, nem blogueira fitness sarada, sou uma pessoa normal, com sobrepeso, cheia de vontades e ansiedades, mas que melhorou muuuuito depois que se deu conta que uma mudança era mais que bem-vinda, era necessária.

E eu não posso nem quero parar! Amo minha vida! Quem vem comigo?