A transição dos 5km pros 10km

Padrão

Oi pessoal!

Esse é um post sobre uma dúvida que muitos leitores já me enviaram por inbox e DM: quando saber se já estou pronto (a) pra sair das corridas de 5km e estrear nos 10km? Bem, essa é uma questão muuuuito individual e se você tem o acompanhamento de um profissional da área ele pode te indicar de uma forma mais teórica quando é o momento ideal, mas se não for o seu caso, vou dar algumas dicas que podem funcionar:

  • Na corrida de 5km, em algum momento tive que caminhar? Se a resposta for sim, recomendo treinar mais. Quem consegue bem os 5km, consegue 10km, talvez ainda caminhando após a metade do percurso, mas consegue.
  • Na corrida de 5km, cruzei a linha de chegada me sentindo mal, excessivamente cansado, enjoado? Se a resposta for sim, recomendo treinar mais também e focar mais em treinos de tiro com variações de velocidade. Quando terminei a corrida de 5km de Outubro, parei muito de repente e quase vomitei, além da tontura. Treinando tiro, você acostuma melhor o corpo a mudar a velocidade e adequar o ritmo sem parar de correr.
  • Na corrida de 5km, sinto muitas dores durante e após a corrida? Se a respota for sim, talvez ainda seja necessário um bom fortalecimento. Em dezembro, corri 10km e aí sim considerei que estava no momento ideal, não parei nenhuma vez. Meu instrutor tinha caprichado no treino de musculação e além disso estava fazendo muito treino funcional. Meus músculos estavam muito mais fortes e consegui ter um bom desempenho.
IMG_2078

Primeira corrida BOA de 10km, sucesso!

  • Teste os 10km em esteira e se possível, no solo também. Uma coisa é totalmente diferente da outra. É fato que a adrenalina da corrida de rua dá um gás a mais, mas lembre-se que você vai correr por volta de 1 hora e que além do terreno, você pode se deparar com subidas, descidas, variações climáticas… E por volta do sétimo quilômetro, analise como se sente. Se for muito difícil ultrapassar essa quilometragem, treine mais.
  • Não tenha pressa de chegar aos 10km! Eu faço corridas de 5km até hoje e são valiosíssimas pra analisar velocidade, rendimento, força, passada… aprimore seus 5km, seja exigente.
  • Prepare-se para uma possível frustração. Uma coisa é correr 30 minutos nos 5km, recém aquecido, recém alimentado, recém ido ao banheiro… outra coisa é correr tudo isso de novo, você pode sentir algum desconforto e terá que ser muito persistente para aguentar. Seu tempo provavelmente não será grandes coisas inicialmente, mas saiba que isso é normal. Minha primeira corrida de 10km foi em 1 hora e 18 minutos. A de dezembro fiz em 1 hora e 14 minutos, quando já estava bem preparada. Uma evolução enorme, mas o tempo ainda é alto. Até hoje não consigo correr 10km em menos de 1 hora e 10 minutos. Paciência.

Acredito que essas dicas podem te ajudar de alguma forma a analisar se está pronto pros tão sonhados 10km. Falando nisso, sábado à noite teve corrida noturna Eu Atleta 10km!

Foi minha primeira corrida noturna de 10km! Foi na Cidade Universitária, percurso plano e gostosinho. A corrida começou às 20 horas e apesar de estar frio, estava bem bacana! Tinha chovido de tardinha e pra respirar é beeeem melhor. Corri no meu ritmo de sempre, mas fiz uma BURRADA, rsrs.

O percurso total eram duas voltas de 5km. Quando cheguei nos primeiros 5km, não escutei que tinha que entrar à esquerda pra continuar (fone de ouvido no último volume dá nisso, né) e fui reto. Não tinha sinalização por placas como há em todas as corridas com distâncias diferentes, eu me oriento visualmente. Quando vi, já estava no pórtico de chegada dos 5km e me perdi toda, kkk! Perdi uns 3 minutos nessa brincadeira, simplesmente não achava onde era pra entrar!!! Kkkkk!!! Mas achei e terminei a prova bem. Se não tivesse feito essa bobagem, provavelmente seria meu melhor tempo em 10km.

Mas a prova foi bacana, curto muito correr à noite e na companhia dos amigos é mais legal ainda!!!

20160716_212806

E esse foi meu workout do final de semana. Nada de treino na sexta e sábado e domingo descanso pro corpo se recuperar da distância longa. Hoje tem treino, dieta no máximo e estou feliz porque o desafio dos 3 meses tá funcionando muuuuito! Olhem um exemplo de janta que eu e meu namorado estamos fazendo pra não fugir do foco, rsrs:

20160715_211914

Arroz, salada e omelete com presunto, queijo e tomate. É simples, é basiquinho, mas apesar da vontade ser devorar uma pizza, a gente se comprometeu de verdade e estamos fazendo esse tipo de refeição. Tá funcionando!!!

E que tal tentar algo assim também? Chama o namorado, marido, mãe, irmã, cunhada, e façam um desafio entre vocês! Se comprometam a comer refeições saudáveis e fazer exercícios! Imponham metas de perda de peso, de medidas, ou de definição muscular e mandem ver! Ajuda MUITO, eu sou a prova viva disso!!! Meu namorado nem gordo é, mas como viu que isso poderia me ajudar, comprou a brincadeira e estamos nos divertindo muito! E não vamos parar!!!

Deixe um comentário

