Sobre o emagrecimento

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Emagrecer foi uma coisa muito boa na minha vida, mas melhor do que isso foi poder incentivar outras pessoas a fazerem o mesmo. Perdi a conta de quantos amigos fiz, quantos relatos recebi, quantas pessoas passaram pelo mesmo, ou pior do que eu. Eu também tive e ainda tenho muitas pessoas que me incentivaram, buscava na internet histórias inspiradoras e grupos de ajuda, e isso faz muita diferença numa luta tão individual quanto o emagrecimento. Só depende de você, às vezes pode ser bem solitário e foi por isso que criei o blog. Queria poder ajudar porque sei que é MUITO DIFÍCIL. Por enquanto o blog é pequeno, o #npp96 está ajudando 45 pessoas, mas pra mim, se fosse apenas uma já valeria a pena. Agradeço todos os dias por aquele 28/06/2014 quando resolvi que ia mudar minha vida pra sempre. Que ia mudar tudo: peso, saúde, energia… tive medo, pensei que ia demorar muito, desanimei algumas vezes mas o importante é acreditar em si mesmo e nunca desistir!!! Ajudar os outros volta em dobro em amor e energias boas pra mim. E me inspira a continuar. Continuo na luta!!! E não posso parar! #npp96 #nppday5 #emagrecimento#antesedepois #superação #determinação

Hoje enviei para as 45 participantes do Desafio não Pode Parar as Sugestões de Refeições!!! Semana que vem mando a dos lanchinhos e na outra das sobremesas, esses itens me ajudaram MUITO!!!

Não consigo subir os arquivos de Word aqui, mas se alguém não estiver no Desafio #npp96, mas quiser o arquivo, pede no meu e-mail pessoal que eu mando: marilia.lib@hotmail.com

Não pode parar!!!

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Desafio não Pode Parar 96 dias #npp96 – Página no Facebook para troca de idéias, experiências, desabafos e etc.

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npp
Bem, depois das planilhas e da dieta, hoje o tópico é mais light. Criei uma página do blog no Facebook que será voltada pro Blog, e consequentemente, pro Desafio:

https://www.facebook.com/marilianaopodeparar/

Atualmente, tenho feito os updates e temos conversado um pouquinho pelo meu Facebook pessoal e pelo instagram do blog, @marilianaopodeparar, mas como tem todo mundo tem instagram e tenho outros amigos no Face pessoal, que não estão no desafio, achei que seria legal criar uma página no Face pra que eu tivesse a liberdade de postar várias refeições como sugestões pra vocês, alguns questionamentos, matérias interessantes, fotos de treinos… algo que vocês pudessem acessar quando quisessem se inspirar e trocar idéias.

As meninas que tenho no meu Facebook pessoal eu vou mandar o convite para curtirem, as que não tenho no Facebook podem acessar o link e dar aquele “like” esperto pra acompanharem TUDO. Não vou esconder nada, quero que vocês FALEM, SE EXPRESSEM, DÊEM SUAS OPINIÕES, FALEM FALEM FALEMMM!!!

Amanhã tem o e-mail com a apostila com sugestões de REFEIÇÕES (café da manhã, almoço e jantar), e em breve, a dos LANCHINHOS!!! Vai ser sensacional, vocês vão gostar!!!

Um beijo muito carinhoso e não vamos parar, ok?

Marília Lib

Desafio não Pode Parar 96 dias #npp96 – Meu cardápio e como “usar”

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Oi pessoal!!!

Gostaria de dizer: OBRIGADA pela confiança que depositaram em mim para orientá-los nesse desafio de 96 (agora 94, rsrs) dias!

A receptividade foi maior do que eu pensava e somos em mais de 40 pessoas interessadas em uma vida melhor e mais saudável!!! E também em emagrecer, por que não?

Hoje eu vou falar pra vocês como é O MEU esquema de cardápio diário. Peguei alguns dias de exemplo, fiz uma média do que eu mais como, e criei um modelo BEM SIMPLIFICADO de como é um dia de dieta por aqui.

Sigo mais ou menos isso desde o começo do meu emagrecimento, em 2014. Cada refeição está de uma cor e existem várias opções e eu escolho APENAS UMA DELAS, estão separadas por cor (uma colorida, outra branca).

Vocês podem introduzir ou alterar alguns alimentos, de acordo com a rotina de vocês. Qualquer dúvida me enviem e-mail no desafionpp96 que eu tento ver se é possível ou viável a alteração. Por exemplo, você não pode substituir uma barra de cereal do lanche da tarde por um churros de doce de leite, rsrs.
dieta

Ficou meio esticado mas acho que dá pra ler, se precisar em Excel ou PDF, manda e-mail pra desafionpp96@gmail.com que eu mando 😀

Eu não sou adepta de comidas mirabolantes, difíceis ou malucas, porque trabalho, tenho obrigações e compromissos como qualquer um. Então, consumo tipos variados de comidas, industrializados inclusive. Mas pra manter a saúde e o metabolismo ok, tento comer pelo menos:

  • 1 fruta por dia
  • Verduras e legumes, pelo menos uma porção generosa por dia
  • Leguminosas (feijão, ervilha), uma porção por dia
  • Introduzi oleaginosas (castanhas, amêndoas) no desafio, estou tentando comer um punhadinho por dia entre as refeições, normalmente entre o lanche da tarde e o jantar, ou entre o lanche da manhã e almoço.
  • Consumo água de gengibre (5 pedacinhos de gengibre pra cada 500 ml de água) e chá de hibisco (1 colher de sopa para 1 litro de água). São truquezinhos pra aumentar o metabolismo, lembrando que hipertensos e gestantes NÃO DEVEM TOMAR.
  • Tomo cápsulas de óleo de cártamo (2 antes de cada refeição) porque ME AJUDA a perder barriguinha. Não é uma regra que funciona pra todo mundo, conheço pessoas que tomaram e não fez nem cosquinha.

Observações importantes:

  • Não bebo muito leite porque tenho problemas em digerir, mas nada impede que vocês coloquem no café, ou em algum lanche, contanto que seja desnatado. Leite integral engorda bastante.
  • Não tomo refrigerante, salvo em festinhas ou de muuuito em quando. Nas refeições eu costumo tomar um suco clight ou a velha e boa água.
  • Doces eu evito ao máximo. As vezes eu troco um lanchinho por uma barra PEQUENA de chocolate, ou alguns quadradinhos (alguns eu digo 2 ou 3, ok? rsrs)
  • Alguns lanches eu troco por tapioca ou crepioca, mas isso é porque eu pratico corrida todos os dias praticamente, o que me exige um pouco mais desse tipo de carboidrato. Não coloquei na tabela porque seria um acréscimo energético desnecessário pra vocês.
  • Meu lanche da noite é porque treino no período da noite. Caso não seja o seu caso, prefira apenas a batata doce ou algumas torradas.

Nos próximos posts darei a vocês sugestões de refeições e lanches, pra que vocês coloquem em prática nessa divisão de horários e refeições. Não vou postar tudo de uma vez porque, como já disse, não acho que excesso de informações vai ajudar vocês que querem se reeducar. Aos poucos a gente vai acostumando a essas mudanças e alterações. Eu mesma demorei MESES pra me adaptar e achar opções viáveis.

Um beijo carinhoso e vamos juntos nesses 95 dias! Amanhã falarei sobre criarmos um grupo ou um facebook do Desafio pra nos ajudarmos mutuamente, desabafar, trocar experiências!!! Não podemos parar!!!

Marília Lib

Planilha diária preenchida

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Preenchi hoje a planilha do #npp96 dia 1 ontem!!! Olhem só como preenchi: tudo SIM, só a hidratação que foi +ou-, mas hoje vou me atentar mais! E vocês? Já anotaram o dia de ontem? Seguindo essas orientações diárias fica bem fácil se organizar e os resultados aparecem!!!

Quem quiser participar ainda dá tempo de se inscrever no Desafio Não Pode Parar 96 dias! Mande email pra desafionpp96@gmail.com com seu email pra eu mandar as 3 planilhas: diária, semanal e mensal e hoje irei mandar como organizo meu cardápio e dieta!!! Não podemos parar!!!

Mês 3 – Desafio dos 3 meses: menos 12kg em dupla! e a importância do Relaxamento para o #npp96

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Enquanto vocês se organizam e colocam suas metas e medidas nas planilhas do post Primeiras instruções – Desafio Não Pode Parar 96 dias #npp96 #nppday1

Eu vou falar sobre o final do meu desafio em dupla com meu namorado Ale!!! Bom, aconteceu de tudo nesses 3 meses, mas conseguimos cumprir até o final. Vou colocar os resultados e depois explico certinho pra vocês, rsrs

Marília

Peso: Menos 5,8 quilos (nesse último mês só perdi 100 gramas)
Percentual de gordura: Estava com 47,2% em 27/06, agora 45%
Percentual de massa muscular: Estava com 26,1%, agora 26,9%
E perdi 7 cm de cintura!

Ale

Peso: Menos 800 gramas (ele recuperou um pouco do mês passado pra cá, já explico)
Percentual de gordura: Estava com 22%, agora 21,7%
Percentual de massa muscular: Estava com 40,5%, agora 40,7%
E perdeu 1 cm de cintura!!!

Sobre mim…

Eu queria perder peso, e consegui chegar na metada da meta! Perder quase 6 quilos fez MUITA diferença, muita gente notou e eu mesma senti muita diferença, principalmente nas roupas. Meu manequim definitivamente chegou ao 42 e agora visto M (confirmei esse final de semana na C&A e Renner, rsrs). Lógico que queria os 12kg da meta, mas jogo a meta lá no alto mesmo pra motivar mais. EU funciono dessa forma, não quer dizer que vocês devam fazer o mesmo. E há umas 2 semanas meu instrutor alterou meus treinos. Faço há quase 2 anos treinos mais focados em repetições e agora ele alterou para treinos focados em força pra melhorar a definição, isso em dias alternados com treinos educativos de corrida pra me preparar pra correr mais e melhor. Essa alteração do treino de força acaba dificultando um tiquinho porque aí cria massa muscular, que pesa mais que gordura, então a mudança de peso não é tããão significativa, é algo mais visual, e por isso que coloquei no #npp96 as medidas. Isso que vai fazer a diferença e vocês vão notar isso! Esse mês teve UM MONTE de festas e me permiti comer nelas, então a dieta não foi 100%. Confesso que exagerei um pouquinho, sou humana, mas não engordei e isso importa muuuito pra mim. Meus treinos foram seguidos religiosamente e acho que isso ajuda muito a não engordar mesmo fazendo umas jacadas aqui e ali.

Sobre o Ale…

Falei aqui no início que o foco do Ale não era emagrecer, pois ele já é magro, além de ser bem alto. Ele queria definição muscular, diminuir percentuais de gordura e melhorar os hábitos, além de recomeçar os treinos de academia, e ele conseguiu com louvor! Só não conseguiu mais porque teve muitas mudanças no trabalho e ficou gripado algumas vezes. Já falei aqui que alterações na nossa saúde tem que ser analisadas com cuidado e a alimentação tem que voltar ao normal, fazer dieta restrita estando doente simplesmente NÃO ROLA.

Estamos muito felizes com os resultados e pegamos o ritmo dos desafios! Valeu muito a pena fazer em dupla e vamos repetir a parceria no #npp96, já estamos preparando os materiais dele, rsrs!!! Você pode tentar isso também! Chame um amigo, namorado, marido, e façam juntos!

Agora mudando de assunto, quero falar sobre o último item da Planilha Diária do #npp96. A grande maioria das pessoas com problemas de peso reclama que o que existe é uma compulsão ligada a ansiedade. Eu sei bem o que é isso, já falei sobre no post Compulsão Alimentar – Relato e dicas e uma das coisas que me ajudou MUITO no Desafio dos 3 meses foi começar a praticar Yoga e voltar a meditar. Sem qualquer vínculo religioso, a minha meditação consiste em basicamente me acalmar por 5, 10 ou 15 minutos e apenas me concentrar na minha RESPIRAÇÃO, tornando-a consciente.

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Toda aula de Yoga temos um exercício de relaxamento que dura por volta de 10 minutos

O que faço é sentar em algum lugar, da forma mais confortável possível e respirar da seguinte forma:

4 segundos inspirando, 2 retendo, 4 soltando e 2 retendo.

É meio difícil no começo mas depois o corpo acostuma. Essa é a forma mais confortável PRA MIM, inclusive apliquei ela pra dormit, e posso garantir pra vocês que se faço ela algumas vezes quando me deito, eu pego no sono instantaneamente. Se eu já dormia bem, agora eu durmo imediatamente, e isso é MARAVILHOSO. Corpo bem repousado é corpo SAUDÁVEL. Mas levei muito tempo pra me adaptar a essa ritmo.

O que eu proponho é:

FAZER 3 MINUTOS DE RELAXAMENTO POR DIA

O que são 3 minutinhos do seu dia? Eu costumo colocar o temporizador do celular, e as vezes até ponho um som relaxante do Spotify (que é uma BENÇÃO na minha vida, playlists infinitas) e saio outra pessoa. Ajuda na ansiedade, raiva, compulsão, muitos a minha volta notaram que estou mais calma.

Então é isso. Esse é o relaxamento diário do #npp96 que vai ajudar você a se acalmar e encontrar seu ponto de equilíbrio. Comece com 3 minutos depois aumente para quanto quiser, se você for persistente vai colecionar benefícios. Eu garanto que não foi apenas meu peso que melhorou, mas a minha vida em geral!!! Vem comigo! Agora atualize suas planilhas e vamos juntos, ok?

Quem ainda não tem as planilhas do Desafio 96 dias #npp96, mande email para desafionpp96@gmail.com, ou comente aqui com SEU EMAIL que eu mando as planilhas iniciais!!! O primeiro post do #npp96 está aqui:

Primeiras instruções – Desafio Não Pode Parar 96 dias #npp96 #nppday1

Não pode parar!!!

Primeiras instruções – Desafio Não Pode Parar 96 dias #npp96 #nppday1

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Oi pessoal, tudo bem? Quem quiser as planilhas para excel ou em PDF pra imprimir, por favor envie seu endereço de e-mail pra desafionpp96@gmail.com que eu envio tudo certinho. Hoje enviei 3 planilhas de metas: DIÁRIA, SEMANAL E MENSAL.
Como aqui é um espaço democrático, além do email, vou colocar as explicações aqui no blog também, pra que vocês consultem sempre que quiserem, ou se alguém quiser fazer o desafio sem receber os emails, também possa ver o método e aplicar algumas dicas, quem sabe.

Primeiramente, PARABÉNS por terem a sensibilidade de saber que precisavam de uma mudança de hábitos. Isso é fundamental para o sucesso desse desafio.

Segundamente, deixo claro que esse é um desafio MOTIVACIONAL, sem premiações, cobranças ou pegação de pé. Então, quem está participando é quem realmente tem FORÇA DE VONTADE pra se comprometer consigo mesmo a mudar. Eu tive que assumir esse compromisso sozinha há 2 anos, não foi fácil e ainda não é, mas mudei tanto minha mente que hoje essas orientações que dou a vocês são feitas quase no automático na minha rotina. Vocês vão conseguir também.

Eu escolhi imprimir TUDO, as planilhas, e as minhas fotos de antes e depois e criei um verdadeiro dossiê do #npp96. Caso você prefira o computador, ou o celular, que também é bem prático. eu sugiro criar uma pasta com o nome do desafio e colocar todos os documentos que enviarei e suas fotos juntos. Fica mais organizado.

Agora bora começar pra valer!!!
  • Comece a preencher a planilha MENSAL E FINAL (cor verde).
  • Pese-se (eu gosto de me pesar em jejum, logo que acordo, após ir ao banheiro e sem roupa nenhuma, mas aí vai de cada um). Anote no campo correspondente o seu PESO INICIAL. Agora vamos pensar em metas REAIS para seu PESO FINAL. Não é possível nem saudável perder muuuito peso em um curto espaço de tempo, porém temos que visualizar metas ambiciosas. Pense em mais ou menos 0,5kg por semana, logo serão 2kg por mês, e 6kg até o final do ano, o que é uma meta excelente. Eu atingi essa meta no Desafio dos três meses em dupla. Anote no campo sua meta de PESO FINAL.
  • Tire suas medidas básicas: BUSTO, CINTURA E QUADRIL e anote nos campos de cima, abaixo da META FINAL, esses campos estão coloridos.
mensal

Se quiserem em excel ou PDF, email para desafionpp96@gmail.com

  • Anote as mesmas informações na planilha SEMANAL.

semana

  • Faremos pesagens e medidas TODAS AS SEMANAS e TODO FINAL DE MÊS, e anotaremos tudinho. Isso ajuda a manter o foco e a visualizar metas reais de acordo com seu metabolismo.
  • Agora, vamos falar sobre a PLANILHA DIÁRIA, que você vai preencher a partir de amanhã de manhã, com as informações referentes ao dia de HOJE, 26/09/2016!!! E a partir disso, preencheremos todooooos oooossss diassss até dia 31/12!!! Não vai te custar nem 2 minutos do seu dia preencher.
  • Você vai preencher com SIM, NÃO ou +OU- cada campo diário.
  • Dieta: Eu fiz a dieta certinho o dia inteiro? SIM. Eu deslizei em alguma parte do dia? +OU-. Eu comi muito mal o dia todo? NÃO.
  • 30´ exercícios: Eu me exercitei por 30 minutos no dia de hoje? Não precisa ser consecutivo, contanto que sejam 30 minutos! Se forem 15 minutos, +OU-, menos que isso, NÃO.
  • 8 copos água: Sim. 4? +OU-. Menos que isso? NÃO.
  • Horários: Segui a recomenação de 6 refeições diárias? SIM. Fiz, mas apenas em algumas? +OU-. Não, não segui? NÃO.
  • Anotações: Anotei todas as refeições? SIM. Não anotei, mas me atentei ao que comi? +OU-. Não, comi sem prestar atenção em nada? NÃO.
  • Relaxamento: Esse eu vou falar mais no post de hoje, mas é a recomendação de sentar e apenas respirar fundo por 3 minutos. Se conseguiu, SIM! Se conseguiu pelo menos 5 respirações fundas, +OU-. Se não consegue fazer de jeito nenhum, NÃO. Isso faz MUITA diferença, pessoal. Ajuda no controle da ansiedade e consequentemente, da compulsão alimentar. Eu sou a prova viva disso.
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e essa planilha vai até 31/12!!!

Ufa, quanta coisa hein! Mas depois com o tempo a gente pega a prática e fica quase automático anotar tudo isso.

Não se preocupe se não pesou no dia, se não lembra quantos copos de água bebeu, se esqueceu algum dado… passe para o outro dia. Sem neuroses, sem stress. Stress engorda, o que importa é o desafio como um TODO. A mudança não está nas planilhas, está aí dentro da sua mente.

Se tiverem qualquer dúvida, mandem para esse email mesmo, que tentarei responder dentro das minhas possibilidades. Lembrando que não sou nutricionista nem educadora física, logo não seria indicado nem responsável dar orientações muito específicas.

Boa sorte a todos nós e amanhã vou falar sobre O MEU CARDÁPIO DIÁRIO!!! Fiquem ligadas também no instagram do blog, o @marilianaopodeparar, e no instastory dele, tô postando direto as refeições por lá!

Um beijo carinhoso, JUNTAS SOMOS MAIS FORTES

Desafio Não Pode Parar 96 dias! Dia 1

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Bommmm dia! Vamos direto ao que interessa? 


Hoje é o dia 1 do nosso desafio e vou dar as instruções pra quem quiser participar:

  • Mande um e-mail para desafionpp96@gmail.com, ou comente aqui no post, ou comente no instagram, ou comente no post do Facebook, ou mande inbox,  dizendo que quer participar e o mais importante: MANDE O ENDEREÇO DO SEU E-MAIL 😊
  • E por que isso? Porque alguns itens de controle de pesagens e medidas serão feitos através de planilhas e isso eu prefiro enviar individualmente por email. Além disso, preserva a individualidade de vocês e organiza melhor o desafio.

E hoje (ou amanhã em jejum, sem problemas) você deve:

  • Se pesar
  • Tirar as medidas indicadas na planilha

E vou dar 96 mini tarefas diárias até o dia 31/12, que levaremos até o final!

Hoje, a tarefa é:

ANOTAR TUDO O QUE VOCÊ COME

Pode ser num bloquinho, num app de celular (eu indico o Dieta e Saúde), mas tem que fazer,  isso é muito importante pra analisar sua alimentação. 

Por exemplo, hoje, até agora eu:

  • Tomei 1 copo de água 
  • Tomei uma xícara de café com adoçante
  • Comi um pacotinho de Belvita de Avelã e Cacau

… e continuarei anotando 👍🏻

Além disso, vamos contunuar o que aplicamos nos preparatórios:

  • Verificar a saúde, sempre. Ficar atento aos sinais
  • Fazer pelo menos 30 minutos de qualquer exercício
  • Fazer 6 refeições diárias em horários definidos 

Amanhã teremos mais instruções. Vou orientar vocês com calma e um pouquinho por dia, temos 96 dias pra aplicar e fixar esses novos hábitos. Não adianta bombarear vocês de uma vez com muita informação. Aos poucos mudaremos nossos hábitos 😌.

E vai ser assim nosso desafio! Mande seu email, vamos fazer isso juntos! Hoje é segunda feira e é um dia perfeito pra começar a adotar novos hábitos! E emagrecer! Vamos começar e não vamos parar!