Suplementos: o que penso e o que uso

Padrão

Oi pessoal!

Saindo um pouco do foco do #npp96, que vai muuuuito bem obrigado (amooooo essas menina tudo), hoje quero falar sobre um assunto que algumas pessoas já me perguntaram sobre: o que eu penso sobre suplementação?

Bom, inicialmente eu só pensava em emagrecer. Eu pesava mais de 100 quilos e a única coisa que eu queria era sair dos 3 dígitos e perder o máximo de peso que eu pudesse. Comecei a praticar atividade física regularmente e hoje tenho uma vida bem ativa em relação a isso, perdi muuuito peso e não fiquei muito flácida graças a uma rotina bem regrada de aeróbicos combinados com musculação. Comecei a correr, mas como todo corredor regular, mudei MUITO meus conceitos desde que comecei, há 2 anos atrás.

Mudei a forma de me vestir pras corridas, mudei a alimentação pré-prova, a alimentação pós-prova, depois me dei conta que durante provas longas (15, 21km) também tinha que colocar alguma coisa no meio pra segurar a marimba, depois percebi que a dieta regular também tinha que ter alguns ajustes pra otimizar as corridas….. enfim, é um eterno ajusta-ajusta, hahahahaha!!! Estou o tempo todo atenta ao que otimiza meu desempenho. Nisso me orgulho de ser muito disciplinada, faço as alterações e sigo á risca.

14940103_1354302627913059_7326865095487665772_o

Treino, em média, 3x por semana aeróbicos e 3x musculação. Os dias de aeróbicos me exigem MUITO. Eu gosto de correr loooongas distâncias e sou bem resistente, mas inicialmente notei que em detemrinado momento depois de longas quilometragens, me sentia um pouco fraca, mesmo comendo direitinho antes, parecia que o “combustível” acabava, me dava um pouco de enjôo, tonturas, dor de cabeça…

Foi aí que surgiu a Maltodextrina na minha vida. Ganhei um pacote, li sobre ela na internet e resolvi testar antes dos treinos pesadões e das provas longas. E senti uma diferença brutal na minha performance!!!! Parecia que eu conseguia aguentar mais, que meu corpo respondia melhor e o pós treinos e provas não era tão custoso como antes.

Vamos ler algumas informações sobre a Maltodextrina?

“A maltodextrina é um carboidrato complexo proveniente do amido, normalmente de milho, mas pode ser de outros alimentos, com a mandioca. Ela é constituída por polímeros de glicose e apesar de ser um carboidrato complexo, esses compostos de açúcar são mais facilmente absorvidos pelo organismo.

Este suplemento é orientado para pessoas que praticam atividades físicas aeróbicas de alta intensidade e longa duração e também para quem faz musculação. Quando consumida antes do treino a maltodextrina irá garantir que o corpo tenha as quantidades corretas de glicose para a prática segura de exercícios, poupando as proteínas teciduais e evitando a hipoglicemia.

 

Ao ser ingerida após os treinos a maltodextrina ajuda a repor o glicogênio muscular, assim ela evita que as proteínas sejam utilizadas como fontes energéticas, favorece a absorção desta substância pelos músculos e contribui para a melhor recuperação muscular.

Benefícios comprovados da maltodextrina

Boa para quem pratica exercícios aeróbicos: Quem pratica exercícios aeróbicos costuma ingerir a maltodextrina antes ou durante os treinos. Esta substância é benéfica para praticantes de atividades aeróbicas, como corrida, futebol e tênis, porque como é um carboidrato de fácil absorção e seu consumo irá fornecer energia para a pessoa durante os treinos.

Com a quantidade de carboidratos correta, os praticantes de atividades aeróbicas não correm o risco de ter baixos níveis de glicose no sangue e desenvolver um distúrbio homeostático, série de problemas que pode ocorrer em decorrência da falta de açúcar no organismo, como hipoglicemia. Além disso, com as quantidades corretas de carboidratos no organismo, as proteínas não precisam ser utilizadas como fontes de energia e podem proporcionar outros benefícios para o organismo.

Boa para quem faz musculação: Para pessoas que realizam musculação, a orientação é consumir a maltodextrina após os treinos. O suplemento ajuda no ganho de massa muscular porque repõe o glicogênio muscular, fonte de energia armazenada nos músculos, e evita o uso da proteína como fonte energética. Além disso, ela irá ajudar a entrada da proteína dentro do músculo, que por sua vez contribui para a reparação dos músculos, que sofreram microlesões devido à prática de exercícios. Esses músculos são reparados e ficam maiores e mais fortes.”

FONTE: http://www.minhavida.com.br/alimentacao/tudo-sobre/17761-maltodextrina-veja-o-que-e-como-tomar-e-seus-beneficios

Sim, eu sei que existem suplementos “melhores”, mas também entra a parte do custo. A Malto em pó é bem em conta: um pacotão custa uns 20 reais e dura uma eternidade, kkk. E…. neste momento, ainda me sinto uma “iniciante” nesse universo. Sou uma ex-obesa que está adentrando lentamente no mundo do frango com batata doce, da carga pesada, e gosto desse universo mas sou realista, meu objetivo ainda é perder peso. Ficar sarada, barriga negativa, isso eu deixo pra daqui a um tempo… rsrs.  Sei que até pode ajudar, mas eu sou meio natureba… se eu puder suplementar só um pouquinho eu vou preferir assim… talvez daqui um tempo introduza o Whey como proteína combinada. O Whey + a Malto pode ser uma boa opção porquê:

“Consumir a maltodextrina com uma fonte proteica, como os suplementos whey protein e albumina, é uma boa ideia. Isto porque o carboidrato irá ajudar na entrada da proteína no músculo.” (mesma fonte)

Ah sim, e pretendo, assim que puder e meu dinheiro der, buscar um Nutricionista Esportivo para me orientar de forma mais personalizada, isso é algo que quero e preciso muito, talvez me ajude até nessa reta final de perda de peso. Ele pode me indicar onde estou errando e acertando. Daqui a um tempo devo ir.

E sobre os outros suplementos, minha opinião é que são suuuuper válidos! Por mais natureba que eu seja, eu entendo que nossa alimentação às vezes não fornece tudo que é necessário para a construção de mais massa muscular. Meu namorado, por exemplo, foi a um nutricionista esportivo e ele indicou alguns suplementos, porque ele queria ganhar massa muscular e por mais que ele quisesse, a alimentação e o dia-a-dia corridos não permitiam esse ganho. Ele se dá super bem com os suplementos e toma certinho. Não tem problemas ou colaterais se tomados com cuidado.

Só fico com o pé atrás com os termogênicos. Muitas pessoas já me indicaram, mas morro de medo. Meu coração é perfeito, mas tive alguns problemas pelo estômago pressionando alguns vasos quando era obesa, então a idéia de uma palpitação, taquicardia, me dão arrepios só de pensar!!! Esse tipo de suplemento tem que ter o acompanhamento de médico, não tem jeito.

É isso! Estou preparando um post legal pro #npp96 e vou postar aqui no blog também, com receitinhas fit de caneca, fiquem ligados que posto logo logo!!!

Enquanto isso, visitem a página do blog no Facebook, só procurar por Marília não pode parar e o instagram do blog: @marilianaopodeparar!

E se quiserem roupinhas para treinar, eu tenho uma loja virtual de roupas fitness a preços muito amygos! No Facebook: Lovelibe e no instagram: @lovelibestore!!!

 

Deixe um comentário

