Por que as pessoas estão treinando de “botinhas”?

Padrão

Oi pessoal!

Eu sou A LOUCA DO INSTAGRAM (o do blog é @marilianaopodeparar e o meu pessoal é @marilialib, me sigammm), adoroooooo e sigo um moooonte de páginas fitness, porque adoro ver como as pessoas treinam, quais as variações e gosto de ver treinos bem pesados, me inspirar, já que sou uma franguinha mesmo com 2 anos e meio de treino.

Aí sempre fico de olho nos looks, já que tenho loja fitness (clique aqui pra conhecer, hehehe) e notei que algumas moças estavam usando tênis estilo botinhas pra treinar e fiquei um pouco confusa. Aí passei a ver direto na academia também, e fiquei me perguntando se era seguro… porque esses tênis têm o solado beeem plano, não têm quase amortecimento, e se não fariam mal pra quem treina…

botinha-everlast-jump-f-20160430222621

Achei que tinha motivação estética, uma certa inspiração no vestuário do boxe, mas ontem li um pequeno artigo na página do Facebook Moldadas a Ferro  que achei interessante e sanou minha dúvida:

“Conheça um pouco mais das vantagens do calçado de solado flat, pra treino de pernas:

Ajuda a trabalhar os músculos dos membros inferiores, de uma forma geral, sem sobrecarregar um grupo muscular mais do que os outros; o que pode acontecer quando se usa um tênis que deixa os calcanhares mais elevados (como tênis de molas ou com amortecimento).
Melhora a execução do exercício, permitindo maior amplitude; devido a ausência do solado mais alto.
Proporciona maior estabilidade, evitando pequenas lesões; por deixar o pé encostado no chão, por inteiro.
Outra opção, não muito usada agora, mas muito usada antigamente é treinar pernas descalço. Por que vocês acham que o rei Arnold Schwarzenegger treinava sem tênis?

By Mulheres de aço blog”

Entendiiiiiii… eu costumo treinar com meus Asics velhos de guerra, que são famosos pelo amortecimento excelente, então não são tênis nada planos… e de fato, quando vou fazer agachamentos, acho que o calcanhar mais “elevado” deles impede um pouco o quadril de descer mais.

Mas, pra quem também faz aeróbico, eles não são muito indicados. Apesar de tênis minimalistas, super leves, (como os da linha Boost da Adidas), serem uma tendência nas pistas, estes são desenvolvidos com design pra otimizar a corrida. Acredito que as botinhas sejam mais indicadas pra pessoas que treinam focadas em desenvolvimento de massa muscular intenso, que fazem pouco aeróbico…

Quem faz treino com esse objetivo, pode considerar a idéia, então!

 

Deixe um comentário

