Sobre a consulta com o Nutricionista

Padrão

Oi pessoal!

Depois de mais de 2 anos de vida saudável, resolvi que já havia passado da hora de me consultar com um profissional da área de Nutrição. Por mais conhecimento que eu tenha (pra quem não sabe, sou Técnica em Nutrição e Dietética), o Nutricionista tem um foco diferente e informações mais atualizadas sobre a questão do emagrecimento saudável.

Pois bem, meu namorado me indicou um especializado em Nutrição Esportiva, com o qual ele já havia se consultado algumas vezes, inclusive recentemente e está tendo excelentes resultados, não apenas no peso mas no ganho de massa magra. Achei interessante a abordagem esportiva, porque além de buscar o peso ideal gosto de verdade das corridas e estou melhorando a cada dia, e um profissional que entenda do assunto pode me orientar de forma mais específica.

A consulta foi longa e muito individualizada. Tenho verdadeiro PAVOR de qualquer profissional desse tipo que não individualiza, seja médico, nutricionista, instrutor físico. Cada pessoa tem histórico, objetivo, genética diferentes e não dá pra colocar todo mundo no mesmo balaio, pegar um papel com uma dieta de 1000 calorias super restrita e falar “se vira aí”. Não rola pagar por isso.

Começamos falando da minha história de perda de peso, histórico familiar, minha rotina diária e de exercícios, minha alimentação… e em seguida fizemos uma série de medições.

Falei pra ele da minha pira com a balança. Que sou uma verdadeira viciada em balança, que me peso basicamente todos os dias e só ficava feliz se os números baixassem, e que estou tentando mudar isso na minha vida. Notei que a primeira coisa foi a medição de peso, lógico, mas ele mediu várias circunferências do meu corpo com a fita métrica e anotou muuuuuitos dados com a ajuda do adipômetro, aquele aparelhinho que “belisca” a gordura. O peso foi UM dos dados e ele nem se atentou tanto a ele, mas sim a circunferência da minha barriga (da pança mesmo, não da cintura) e aos valores das dobras cutâneas.

Ele foi bem enfático em dizer pra eu DESAPEGAR dessa idéia de peso de balança, porque além das inúmeras variáveis que influenciam esse valor (retenção de líquido, hormônios, ciclo menstrual, digestão), a questão da massa magra é uma realidade e se eu ficar me baseando em peso numérico fica realmente difícil ver a diferença. Massa magra pesa muito mais que gordura:

13735962_411011672402849_2082333092_n

Quando perdi 20kg em 6 meses, em 2014, ele acredita que boa parte disso foi perda de massa magra. E por um fator muito simples, eu não estava fazendo fortalecimento como faço hoje na musculação, fazia corrida, muuuuito aeróbico e diminuí a comida, é lógico que ia despencar o peso na balança. Mas quando notei que as pelancas estavam tudo CAINDO (juro), corri pra fazer os treinos de musculação, e passei a demorar o dobro de tempo pra perder peso. Porque aí sim comecei a ganhar massa e perder gordura. Ele me explicou isso em termos técnicos que nem sei reproduzir aqui, mas que fazem TOTAL SENTIDO, até pelo meu histórico. Vi que estava evoluindo, meu corpo estava ficando muito mais firme e esbelto, mas QUEDÊ a perda de peso? Foi isso.

No final das contas, a má notícia é que preciso emagrecer, LÓGICO. Ele pegou todos esses dados, vamos mudar alguns horários e quantidade de refeições e ele vai me mandar uma dieta personalizada e minhas medições. A boa é que meus percentuais de gordura não estão tão ruins quanto eu pensava. A balança em que eu media isso (a que meu namorado tem, que mede gordura, massa, etc, falei sobre ela aqui no blog), funciona super bem pro Ale, os dados dele batem quase certinho, mas pra mim deu um percentual TOTALMENTE DIFERENTE do medido no consultório! Deu bem menor (uuuufa) e isso me aliviou muuuuuito, kkkk!!!

O que indica que estou fazendo um bom trabalho com a dieta e os exercícios, o que me deixa imensamente feliz! Massss… estou dando ADIOS a muita coisa que faço e que sei que vou ter que mudar assim que ele me enviar a nova dieta. Fiz um investimento e me comprometi a mudar em 2017. Não almejo o abdomen da Pugliesi, a forma física da Bella Falconi, apesar de admirar muuuito essas duas musas fitness. Eu quero o corpo da Marília melhor e mais funcional. Meu biotipo não é e nunca foi de magrinha, então se eu conseguir melhorar e aumentar a massa muscular, acho que vou ter bons resultados!!!

Indico a TODO MUNDO QUE PUDER: tentem ir a um Nutricionista. Não subestimem a importância de um profissional formado, que estuda e se atualiza. Nós, blogueiras, somos um canal de informação, mas nosso conhecimento não se compara ao de alguém que dedicou tantos anos da vida a isso! Depois vou fazer um post sobre o que o Nutri me falou das dietas malucas da moda atualmente (lowcarb e jejum intermitente).

E enquanto isso, vou tentando me controlar nesse final de ano!!! Tá difícil, gente! Mas tô me esforçando!!! Espero que vocês continuem comigo nessa nova etapa! Não pode parar!

Deixe um comentário

