#nppverão – Corrida para iniciantes

Padrão

Oi pessoal!

Esse #nppverão está muito legal e temos muitas participantes, algumas vindas do #npp96 e que querem continuar na pegada da vida saudável e algumas novas amigas.

Uma das coisas que me pediram nesse desafio foi um incentivo para começar a correr. Sempre digo que TUDO relacionado ao corpo deve ser feito com orientação de um profissional, afim de evitar machucados e lesões, porém nem todos têm a oportunidade de ter esse treinamento individualizado, então peguei alguns treinos bem leves na página da Gabriela Pugliesi (no link tem todos, são 60 treinos ao todo), que montou junto com o personal dela, e acho que podem ser bem úteis pra quem quer iniciar os treinos de corrida, e ao mesmo tempo, perder muuuitas calorias, pois tratam de treinos intervalados que alternam caminhada e corrida.

Posso dizer, por experiência própria, que antes de me arriscar a correr distâncias inteiras correndo, fiz MUITO treino intervalado pra me acostumar e ganhar o tão falado “fôlego”, que tantas pessoas reclamam que não têm pra correr. Esse treino ajuda muito nisso.

IMG_2078

Meus primeiros 10k correndo 100%

Lembrando que, essas velocidades são para treinos na esteira. Para treinos ao ar livre, é interessante comprar um relógio (tem vários modelos em lojas especializadas em esportes) que meça a velocidade média, ou então, se não for possível, fazer no seu ritmo mas com um relógio sempre a disposição, olhando a divisão de tempo.

Para quem é iniciante do zero e totalmente sedentário:

CAMINHAR LIVRE – 3 MINUTOS
CORRIDA a 6,5km/h – 2 MINUTOS por 20 minutos (queima 146 kcal)

Para quem já tem uma certa experiência e arrisca uns trotezinhos:

CAMINHAR LIVRE – 2 MINUTOS
CORRIDA a 7,5km/h – 3 MINUTOS por 20 minutos (queima 161 kcal)

Para quem já aguenta correr por alguns minutos direto:

CAMINHAR LIVRE – 2 MINUTOS
CORRIDA a 7,5km/h – 4 MINUTOS
CORRIDA a 8,0km/h – por 20 minutos (queima 173 kcal)

  • Tentar fazer esses treinos 3x por semana, nunca em dias consecutivos, nos outros dias fazer atividades de fortalecimento como musculação e outras como caminhar, bike, transport, dança, etc… mas TEM QUE TER DISCIPLINA. Fazer os treinos com frequência dá condicionamento físico, força e ajuda a alcançar com segurança os objetivos.
  • Se hidrate BEM antes, durante e depois dos treinos.
  • Faça refeições pré-treino bem leves, mas que possam te garantir energia (tapioca, pão integral, bolachas integrais, barrinha de cereal, banana…).
  • Se você tem problemas de algum tipo nos joelhos, quadris, coluna, consulte seu médico antes de começar os treinos.
  • NÃO DESISTA, o trabalho da corrida é muito mental!!! Você pode parecer sem fôlego, mas muitas vezes é apenas seu corpo se adaptando à atividade. Observe bem seus sinais e persista, se possível!!! Eu fiz os intervalados por um bom tempo até que meu instrutor, um belo dia, me mandou correr 5km direto!!! E eu consegui!!!

Bom, é isso! Que tal usar esse mês de janeiro pra começar a correr? É uma atividade democrática, barata, que dá uma sensação enorme de prazer e bem-estar, além de eliminar muuuuitos quilinhos!!! Comecem devagar, não tentem ir contra os limites do corpo de vocês. Não se empolguem nem pensem em atingir velocidades no início, isso não é bom. Pensem no condicionamento físico e nisso como um treino para adquirir experiência, e, eventualmente, buscar tempo e distâncias maiores mais pra frente.

E o que precisarem, vocês sabem, é só me chamar! O que eu puder ajudar, estou disponível, não sou corredora profissional, mas tenho 2 anos e meio de muitas histórias! E não parei! E você? Que tal começar?

 

 

Deixe um comentário

