Por que anotar o que comemos é tão importante?

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Oi pessoal!

Estou a todo vapor com as meninas do #NPPPOWER fazendo uma competição super saudável em busca de hábitos alimentares com mais qualidade!!! Pontuei bem baixo semana retrasada e um dos critérios onde vacilei legal foi nas anotações diárias do que comi!!!

MAS LOGO EU, DEPOIS DE TANTOS QUILOS PERDIDOS E DOIS ANOS E MEIO VIVENDO NA PEGADA FIT??????

Sim, acreditem em mim. E quem acompanha o blog sabe que nem sempre foi assim.

Quando voltei dos 15 dias iniciais no spa, lááá no início, em 2014, decidi que tinha que anotar tudo que comia pra controlar minha alimentação e comer de forma mais consciente. Eu não fazia idéia do quanto/que horas/e o que comia!!! Eu comia quando estava com fome, quando estava com gula, quando estava entediada, quando via tv, quando me chamavam pra comer, nos horários mais loucos e mais “sem rotina” possíveis. Acho que o único horário que respeitava de fato era a janta da mamãe… mas o resto, que era por minha conta, fazia tudo errado!!!

Aí, como sou a LOKA DO CELULAR, sempre usei apps pra fazer isso, ou anotava no bloco de notas. Os apps que já usei ou que a mulherada indica (tem disponíveis nas app stores):

  • My Fitness Pal
  • Dieta e saúde
  • Boa forma

Anotando, passei a me atentar mais:

  • Aos horários que comia
  • A quantidade que comia
  • A qualidade dos alimentos que comia
  • A variedade de alimentos que comia
  • As calorias dos alimentos que comia (os apps costumam mostrar)

E dessa forma, sempre tentava me manter dentro de um limite aceitável por dia. E vi que minha alimentação de antes era muito, mas muuuuuuito exagerada e sem nenhum controle! Eu nem tenho idéia da quantidade de calorias, mas creio que comia quase o dobro do que como hoje, e fico pensando onde ia parar se não tivesse tomado uma atitude naquele momento.

Não é receita de bolo, não é tudo preto no branco, a dieta é algo que é altamente flexível se você souber balancear bem o seu dia, sua semana… você consegue bons resultados sem se privar de coisas que gosta! E anotando, você se mantém pelo menos na obrigação de SE ATENTAR ao que está comendo. Aí, tomar uma atitude sobre isso é apenas uma consequência que vai conforme sua força de vontade!

Agora, depois de tanto tempo nessa vida, fazendo uma dieta perscrita pelo Nutricionista, confesso que dei uma relaxada nesse aspecto, o que foi um ERRO! Ora, nenhum dia é igual ao outro e nem sempre consigo comer certinho de acordo com a dieta, então anotar é muito importante mesmo nessa fase!!! Agora não estou usando mais os apps, estou anotando à mão mesmo, porque memorizo melhor quando escrevo desta forma, e acho que consigo um panorama melhor no papel. Mas acho os apps MUUUUUITO válidos e indico SUPER para quem está começando!

Aliás, mais alguns apps interessantes que vejo por aí e que podem ajudar quem está em busca de uma vida saudável, ou em processo de emagrecimento (alguns não testei, vi indicação em grupos do Facebook):

  • Monitore seu peso – para controlar peso inicial, meta e algumas estatísticas da perda de peso! Excelente pra quem está em processo de emagrecimento!!!
  • Fitbit – contador de passos, bom pra quem está fazendo caminhada ou quer colocar uma meta de caminhadas diária! Vou experimentar!
  • Waterminder – ajuda a monitorar a hidratação diária!!!
  • RunKeeper, Strava, Runtastic – monitora quantidade de kms, calorias, tem GPS, pra quem faz caminhada ou corre é bem interessante.

Legal, né? E bora anotar tudinho!!!

UPDATE #NPPPOWER

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TERCEIRA SEMANA DO NPP POWERRRR!!!

Essa semana tivemos altos e baixos no grupo… acho que todas sentimos na pele o peso de equilibrar o dia-a-dia, momentos bons e ruins, rotina, com uma mudança de hábitos. Fácil, não é! Mas essa galera tem força de vontade, viu? NENHUMA DESISTÊNCIA ESSA SEMANA!!!

E quem assumiu a dianteira essa semana foi a Ana Cláudia! Parabéns, Ana! Primeiro lugar!

Lembrando que são dois meses competindo de forma saudável e amigável, e a vencedora vai  ganhar, além de muita saúde e novos hábitos, um incentivo fofo, que são mimos da minha loja virtual Lovelibe (@lovelibestore, pra quem tem instagram)!!! Muito legal! Estou amando!!!

E você? Já estamos no final de março de 2017 e você AINDA não tomou nenhuma atitude em relação aos seus hábitos? Ainda se aliementa de forma incorreta? Seu sedentarismo tem te prejudicado até nas tarefas simples do dia-a-dia? Se sente cansado(a), desanimado (a), o humor não anda lá grandes coisas e a energia parece algo distante? A hora de mudar é AGORA!!! Não espere MAIS UMA SEGUNDA-FEIRA, MAIS UM INÍCIO DE MÊS, COMECE JÁ!!!

E conte comigo e com o blog pra te ajudar, ok? Não pode parar!

 

 

 

 

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“Nossa, mas pro tanto que você treina já deveria estar super magra…” – as cobranças a quem está em processo de emagrecimento

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tirinha academia

Pro tanto que eu treino eu deveria estar super magra? Hummm… talvez!

…mas descobri que o “estar super magra” não é o principal benefício da vida que escolhi pra mim.

A vida saudável me deu:

  • Bom humor
  • Disposição
  • Energia de sobra
  • Ótimos resultados nos exames de sangue
  • Redução ENORME da ansiedade
  • Auto estima e confiança
  • Diminuição da pressão arterial
  • Melhoria na respiração (antes vivia com uma rinite constante, nariz sempre entupido, dormia mal por conta disso…)
  • Melhorias na qualidade do sono
  • Melhoria na concentração e na memória
  • Muitos, muitos, mas muitos amigos! Passei a socializar mais porque a confiança ajuda a estar mais aberta ao convívio
  • Redução de “nem sei quantos %” da minha gordura corporal (perdi minha Bioimpedância do início, mas sei que foi muuuuuito)
  • Mudanças radicais no formato do meu corpo, na celulite, nos contornos em geral, que ficaram mais harmoniosos
  • Gosto por desafios, coisas novas… antes eu morria de medo de arriscar qualquer coisa, hoje é normal
  • Cabelo melhor
  • Pele melhor
  • Dentes mais saudáveis
  • Unhas beeem mais resistentes (antes elas eram fininhas e quebravam por qualquer coisa)
  • Uma margem enorme pra poder comer o que eu gosto sem prejudicar minha saúde e sem culpa! Por saber que “dou duro”, não tenho neuras nem pirações com isso.

Li um post num Instagram que gosto muito (essa semana vou fazer uma lista dos que mais gosto de seguir em relação a vida saudável! Ajudam muuuuito!) sobre como a cobrança pelo corpo perfeito é constante pra quem resolve fazer dieta e praticar exercícios. Como comentários sobre isso podem ser cruéis (tipo “ah, não tá adiantando nada”). É ignorância achar que todo mundo almeja um abdômen tanquinho ou um bumbum perfeito em um mundo em plena democratização da beleza e preocupado com a qualidade de vida!!!

Inicialmente eu pensava assim também. Vivia alienada a minha própria saúde e achava que era obrigação de quem treinava ficar sarado. Me sentia frustrada por frequentar academia desde os 15 anos de idade (!!!) e nunca ter chegado ao corpo perfeito!!! Depois que passei a treinar “de verdade” e me preocupar “de verdade” com a alimentação, percebi que o tal “corpo perfeito” é um dos benefícios que são mais difíceis de alcançar, e, melhor que isso, podem ficar pra depois.

A dificuldade em equilibrar essa busca com a saúde é algo DIFICÍLIMO… eu patinei muuuiro nesse aspecto e hoje estou muito próxima ao que considero o ideal: um emagrecimento lento porém constante, sem quedas de resistência. Procurei profissionais e não me rendi a dietas da moda nem a loucuras pra emagrecer. Desta forma, consigo entender melhor o funcionamento do meu corpo e valorizá-lo. Não voltei ao peso inicial e consigo manter o combo dieta+exercícios mesmo com a vida mudando constantemente!!!

Me atentei muuuuito a isso quando comecei com os desafios do blog, em setembro do ano passado. Recebi depoimentos variados sobre motivações… e percebi que a maioria das pessoas não queria o emagrecimento apenas!!! As pessoas estavam interessadas em mudar de hábitos, serem menos sedentárias ou preguiçosas, terem mais disposição, serem até mais ALEGRES!!! Tenho ex-participantes que estavam no peso ideal mas pediram pra participar pra terem incentivo pra mudarem de vida!!!

Não é interessante essa corrente de pensamento?

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Falando nisso, a segunda semana do #NPPPOWER passou e a primeira posição foi pra Ana Claudia, participante focadíssima também, que atingiu 126 pontos até o momento!!! O sistema de pontos está muito eficaz, é uma busca por pontos bem simples e está ajudando as meninas a se atentarem aos hábitos diários!

Vamos continuar em busca da saúde e, por que não, de um emagrecimento saudável e sustentável a longo prazo!!! Não pode parar!!!

NPPPOWER!!! Primeira semana, pontuações e um verão sem canga!

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Oi pessoal!!!

Desde que o blog começou, minha intenção foi poder ajudar pessoas que, como eu, buscavam um emagrecimento saudável, e deu tão certo a coisa que agora comando alguns desafios virtuais e dia 06/03 iniciei o #NPPPOWER!

Dessa vez está sendo um pouco diferente. Temos uma competição em andamento, um pequeno incentivo (mimos da Lovelibe!!!) para a grande vencedora e pontuações a ganhar diariamente. Desenvolvi, junto com as participantes dos desafios anteriores, alguns critérios simples de avaliação diária como fazer 6 refeições diárias, beber 8 copos de água por dia, fazer 30 minutos de exercícios… e também critérios que pontuassem negativamente: jacadas mini, média e big:

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Separei por semanas, e já fiz o Ranking dessa semana, onde a Carla, participante super focada, pontuou 69 pontos e foi a primeira colocada!!! E secou 1,7kg!!! Prova que a mudança de hábitos, quando feita da forma correta, dá resultados incríveis!

E pensam que foi fácil? A mulherada teve que se esmerar pra pontuar!!! Teve muita conta, muitas dúvidas no grupo do Whatsapp, muitas risadas… foi muito divertida a primeira semana!!! E bora pra mais 8!

Eu mesma, consegui míseros 56 pontos, snif snif snif… que vergonhaaaa dessa blogueiraaaaa!!! Shame on me!!!

Apesar disso, neste final de semana fui à praia e fiquei muito contente com meu corpo. Estou longe, muuuuuito longe do abdômen tanquinho, da barriga negativa, das pernas super torneadas, mas fiquei muito confortável com a minha forma física e isso me alegrou muito! Reforçando a idéia de que não é bem O CORPO que você tem, mas sim A FORMA QUE VOCÊ LIDA, ADMIRA E CUIDA DELE.

Relutei muuuito pra postar essa foto pois sou: tímida (juro! rsrs), mas acho que é uma boa forma de dizer a vocês que NÃO, NÃO ATINGI A META DE PESO AINDA, mas estou MUITO FELIZ com o que conquistei até agora:

BIKINI

Tem bacon, tem gordurinha, tem coxa grossa, tem celulite, tem marca de bermuda de corrida, mas também tem emagrecimento saudável e muita determinação!

Eu queria muito ter um ANTES de biquíni pra vocês entenderem como essa imagem de cima é importante pra mim. Chegou um momento que me olhei no espelho com meus 100 quilos e pensei: não tem muito jeito não, vai cair tudo.

Mas com muita calma e disciplina, remodelei meu corpo. Não fiz cirurgias, não fiz drenagem, massagens caras, tratamentos caros… pensei que ia cair tudo, ia ficar pelancuda, mas os resultados foram melhores do que esperava! Me inspiro com a onda de empoderamento feminino e posto essa foto com o orgulho que mereço: sou linda do jeito que sou e vocês também devem se sentir desta forma!!!

E continuamos em busca de uma vida saudável, sempre de uma forma alegre, sem neuras, sem pirações e restrições. Tudo a seu tempo, com muita saúde!!! Não pode parar!

 

 

 

 

Feliz dia da mulher!

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Como a grande maioria que lê o blog é composta pelo sexo feminino, eu não poderia deixar de fazer uma pequena homenagem a nós, neste dia especial.

um-dia-so-epouco

Parabéns, e que hoje não sejamos presenteadas apenas com flores, chocolates… que sejamos presentadas DIARIAMENTE com respeito, igualdade, sem tantos julgamentos. Nós merecemos isso.

Ter um blog de emagrecimento e Vida Saudável me ensinou muito sobre o universo feminino. Somos cobradas a tantas coisas na vida… carreira, casamento, filhos… além disso, somos pressionadas a sermos “””””perfeitas””””” fisicamente, a ter corpos “””””perfeitos”””””, além das tantas responsabilidades que já temos! Recebo relatos de mulheres com a auto-estima destruída por causa do peso e julgamentos da sociedade!!! E não adianta minimizar, por mais que os homens sejam cobrados, nada se compara a obsessão pelo corpo perfeito na mulher.

Por outro lado, vejo uma corrente poderosíssima que está preocupada com a saúde, o bem-estar, em ter uma vida saudável e feliz, em ter momentos pra cuidar de si mesma (além de, muitas vezes, cuidar dos outros também). Isso é TÃO MELHOR do que almejar a barriga tanquinho ou o bumbum na nuca!!! Padrões de beleza TÊM QUE SER descontruídos e a maior preocupação tem que ser apenas com o que nos faz sentir confortáveis e felizes!!!!

Nesse dia em que somos tão homenageadas eu desejo a você, mulher:

  • que se olhe no espelho todos os dias e reconheça o quão linda e única você é;
  • que você possa se cuidar por dentro e por fora, ter tempo pra você mesma e valorizar isso;
  • que você tenha tranquilidade em meio a tantos turbilhões hormonais aos quais somos submetidas;
  • que você faça o que quiser da sua vida emocional: case, não case, amigue, junte, fique sozinha, tenha 10 gatos, tenha filhos, adote filhos, porque só VOCÊ (e não a sociedade) sabe o que é melhor pra você;
  • que você siga todos os seus sonhos, sem medo do que vão pensar ou dizer;
  • que você jamais se sinta diminuída pelo fato de ser MULHER;
  • que todas sejamos sempre unidas, que seja destruída a rivalidade, que cuidemos umas das outras com muito amor e respeito.

Isso é o que eu desejo a você e a mim também. Estamos todas juntas. ❤

Desafio #nppPOWER! Início: 06/03/2017

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É com enorme, imenso, intenso orgulho que venho anunciar o início do TERCEIRO desafio do blog!!!

Depois de 3 meses de #npp96 no final do ano passado e 1 mês de #nppverão agora em Janeiro, deu pra sentir como é DELICIOSO fazer desafios coletivos, lidar com diferentes pessoas, dúvidas, estilos de vida e agora vou fazer um desafio “PRA VALER”:

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Início: 06/03/2017

Fim: 06/05/2017

Exigências:

  • Inscrição via e-mail e preenchimento DIÁRIO de planilha, a ser enviada semanalmente pela participante para o e-mail do desafio, que será monitorado por mim, Marília.
  • Honestidade total no preenchimento da planilha.

Não cobrarei pesagem nem comparação por fotos por um motivo bem simples: temos metas diferentes e metabolismos diferentes, mas todas têm um objetivo em comum: uma vida mais saudável, com novos hábitos a serem adquiridos e outros a serem eliminados. Na planilha teremos pontuações postivas para, por exemplo:

  • 6 refeições diárias
  • anotação dos alimentos ingeridos
  • 8 copos de água por dia
  • ingestão de nutrientes essenciais para uma vida saudável (frutas, legumes, verduras)
  • 30 minutos de exercícios

E negativas para:

  • jacadas MINI
  • jacadas MÉDIAS
  • BIG JACADAS, AI MEU CORAÇÃO

No e-mail vou explicar tudo certinho e todos os dias a a participante deve somar os pontos, depende só da anotação de vocês, da memória de cada uma. Fiz um teste comigo mesma esses dias e me surpreendi ao ver minha pontuação super baixa devido a mini jacadinhas, falta de beber água, ausência de verduras… aaah, fiquei doida e vou participar junto (claro que sem competir, né rsrs, vou ser café com leite).

A consequência disso será naturalmente a perda de peso, já que com hábitos melhores, automaticamente nosso corpo passa a trabalhar de forma diferente, eliminando o que está sobrando!!!

Farei um ranking semanal com os resultados das inscritas e haverá, obviamente, uma GRANDE VENCEDORA!!! Penso em promover um encontro para revelar quem será e a participante POWER vai ganhar um certificado simbólico e alguns mimos da minha loja Lovelibe!!!

ENTÃO, INTERESSADAS ENVIEM E-MAIL PARA:

desafionpp96@gmail.com

com nome completo e número de telefone (com DDD, please) para colocar no grupo do Whatsapp (que já existe e tem uma galera do bem maravilhosa), darei os updates pelo blog e via e-mail mas o grupo ajuda MUITO!!!

Espero vocês me mandarem os e-mails até dia 05/03 à noite, o desafio já começa no dia 06/03, com todas as anotações e preenchimentos!!! Tem que ter comprometimento, ok?

Estou ansiosíssima pra começar!!! Quem vem comigo? NÃO PODE PARAR!!! POWERRRR!!!