“Nossa, mas pro tanto que você treina já deveria estar super magra…” – as cobranças a quem está em processo de emagrecimento

Padrão

tirinha academia

Pro tanto que eu treino eu deveria estar super magra? Hummm… talvez!

…mas descobri que o “estar super magra” não é o principal benefício da vida que escolhi pra mim.

A vida saudável me deu:

  • Bom humor
  • Disposição
  • Energia de sobra
  • Ótimos resultados nos exames de sangue
  • Redução ENORME da ansiedade
  • Auto estima e confiança
  • Diminuição da pressão arterial
  • Melhoria na respiração (antes vivia com uma rinite constante, nariz sempre entupido, dormia mal por conta disso…)
  • Melhorias na qualidade do sono
  • Melhoria na concentração e na memória
  • Muitos, muitos, mas muitos amigos! Passei a socializar mais porque a confiança ajuda a estar mais aberta ao convívio
  • Redução de “nem sei quantos %” da minha gordura corporal (perdi minha Bioimpedância do início, mas sei que foi muuuuuito)
  • Mudanças radicais no formato do meu corpo, na celulite, nos contornos em geral, que ficaram mais harmoniosos
  • Gosto por desafios, coisas novas… antes eu morria de medo de arriscar qualquer coisa, hoje é normal
  • Cabelo melhor
  • Pele melhor
  • Dentes mais saudáveis
  • Unhas beeem mais resistentes (antes elas eram fininhas e quebravam por qualquer coisa)
  • Uma margem enorme pra poder comer o que eu gosto sem prejudicar minha saúde e sem culpa! Por saber que “dou duro”, não tenho neuras nem pirações com isso.

Li um post num Instagram que gosto muito (essa semana vou fazer uma lista dos que mais gosto de seguir em relação a vida saudável! Ajudam muuuuito!) sobre como a cobrança pelo corpo perfeito é constante pra quem resolve fazer dieta e praticar exercícios. Como comentários sobre isso podem ser cruéis (tipo “ah, não tá adiantando nada”). É ignorância achar que todo mundo almeja um abdômen tanquinho ou um bumbum perfeito em um mundo em plena democratização da beleza e preocupado com a qualidade de vida!!!

Inicialmente eu pensava assim também. Vivia alienada a minha própria saúde e achava que era obrigação de quem treinava ficar sarado. Me sentia frustrada por frequentar academia desde os 15 anos de idade (!!!) e nunca ter chegado ao corpo perfeito!!! Depois que passei a treinar “de verdade” e me preocupar “de verdade” com a alimentação, percebi que o tal “corpo perfeito” é um dos benefícios que são mais difíceis de alcançar, e, melhor que isso, podem ficar pra depois.

A dificuldade em equilibrar essa busca com a saúde é algo DIFICÍLIMO… eu patinei muuuiro nesse aspecto e hoje estou muito próxima ao que considero o ideal: um emagrecimento lento porém constante, sem quedas de resistência. Procurei profissionais e não me rendi a dietas da moda nem a loucuras pra emagrecer. Desta forma, consigo entender melhor o funcionamento do meu corpo e valorizá-lo. Não voltei ao peso inicial e consigo manter o combo dieta+exercícios mesmo com a vida mudando constantemente!!!

Me atentei muuuuito a isso quando comecei com os desafios do blog, em setembro do ano passado. Recebi depoimentos variados sobre motivações… e percebi que a maioria das pessoas não queria o emagrecimento apenas!!! As pessoas estavam interessadas em mudar de hábitos, serem menos sedentárias ou preguiçosas, terem mais disposição, serem até mais ALEGRES!!! Tenho ex-participantes que estavam no peso ideal mas pediram pra participar pra terem incentivo pra mudarem de vida!!!

Não é interessante essa corrente de pensamento?

slide2

Falando nisso, a segunda semana do #NPPPOWER passou e a primeira posição foi pra Ana Claudia, participante focadíssima também, que atingiu 126 pontos até o momento!!! O sistema de pontos está muito eficaz, é uma busca por pontos bem simples e está ajudando as meninas a se atentarem aos hábitos diários!

Vamos continuar em busca da saúde e, por que não, de um emagrecimento saudável e sustentável a longo prazo!!! Não pode parar!!!

Deixe um comentário

