Por que anotar o que comemos é tão importante?

Padrão

Oi pessoal!

Estou a todo vapor com as meninas do #NPPPOWER fazendo uma competição super saudável em busca de hábitos alimentares com mais qualidade!!! Pontuei bem baixo semana retrasada e um dos critérios onde vacilei legal foi nas anotações diárias do que comi!!!

MAS LOGO EU, DEPOIS DE TANTOS QUILOS PERDIDOS E DOIS ANOS E MEIO VIVENDO NA PEGADA FIT??????

Sim, acreditem em mim. E quem acompanha o blog sabe que nem sempre foi assim.

Quando voltei dos 15 dias iniciais no spa, lááá no início, em 2014, decidi que tinha que anotar tudo que comia pra controlar minha alimentação e comer de forma mais consciente. Eu não fazia idéia do quanto/que horas/e o que comia!!! Eu comia quando estava com fome, quando estava com gula, quando estava entediada, quando via tv, quando me chamavam pra comer, nos horários mais loucos e mais “sem rotina” possíveis. Acho que o único horário que respeitava de fato era a janta da mamãe… mas o resto, que era por minha conta, fazia tudo errado!!!

Aí, como sou a LOKA DO CELULAR, sempre usei apps pra fazer isso, ou anotava no bloco de notas. Os apps que já usei ou que a mulherada indica (tem disponíveis nas app stores):

  • My Fitness Pal
  • Dieta e saúde
  • Boa forma

Anotando, passei a me atentar mais:

  • Aos horários que comia
  • A quantidade que comia
  • A qualidade dos alimentos que comia
  • A variedade de alimentos que comia
  • As calorias dos alimentos que comia (os apps costumam mostrar)

E dessa forma, sempre tentava me manter dentro de um limite aceitável por dia. E vi que minha alimentação de antes era muito, mas muuuuuuito exagerada e sem nenhum controle! Eu nem tenho idéia da quantidade de calorias, mas creio que comia quase o dobro do que como hoje, e fico pensando onde ia parar se não tivesse tomado uma atitude naquele momento.

Não é receita de bolo, não é tudo preto no branco, a dieta é algo que é altamente flexível se você souber balancear bem o seu dia, sua semana… você consegue bons resultados sem se privar de coisas que gosta! E anotando, você se mantém pelo menos na obrigação de SE ATENTAR ao que está comendo. Aí, tomar uma atitude sobre isso é apenas uma consequência que vai conforme sua força de vontade!

Agora, depois de tanto tempo nessa vida, fazendo uma dieta perscrita pelo Nutricionista, confesso que dei uma relaxada nesse aspecto, o que foi um ERRO! Ora, nenhum dia é igual ao outro e nem sempre consigo comer certinho de acordo com a dieta, então anotar é muito importante mesmo nessa fase!!! Agora não estou usando mais os apps, estou anotando à mão mesmo, porque memorizo melhor quando escrevo desta forma, e acho que consigo um panorama melhor no papel. Mas acho os apps MUUUUUITO válidos e indico SUPER para quem está começando!

Aliás, mais alguns apps interessantes que vejo por aí e que podem ajudar quem está em busca de uma vida saudável, ou em processo de emagrecimento (alguns não testei, vi indicação em grupos do Facebook):

  • Monitore seu peso – para controlar peso inicial, meta e algumas estatísticas da perda de peso! Excelente pra quem está em processo de emagrecimento!!!
  • Fitbit – contador de passos, bom pra quem está fazendo caminhada ou quer colocar uma meta de caminhadas diária! Vou experimentar!
  • Waterminder – ajuda a monitorar a hidratação diária!!!
  • RunKeeper, Strava, Runtastic – monitora quantidade de kms, calorias, tem GPS, pra quem faz caminhada ou corre é bem interessante.

Legal, né? E bora anotar tudinho!!!

UPDATE #NPPPOWER

slide2

TERCEIRA SEMANA DO NPP POWERRRR!!!

Essa semana tivemos altos e baixos no grupo… acho que todas sentimos na pele o peso de equilibrar o dia-a-dia, momentos bons e ruins, rotina, com uma mudança de hábitos. Fácil, não é! Mas essa galera tem força de vontade, viu? NENHUMA DESISTÊNCIA ESSA SEMANA!!!

E quem assumiu a dianteira essa semana foi a Ana Cláudia! Parabéns, Ana! Primeiro lugar!

Lembrando que são dois meses competindo de forma saudável e amigável, e a vencedora vai  ganhar, além de muita saúde e novos hábitos, um incentivo fofo, que são mimos da minha loja virtual Lovelibe (@lovelibestore, pra quem tem instagram)!!! Muito legal! Estou amando!!!

E você? Já estamos no final de março de 2017 e você AINDA não tomou nenhuma atitude em relação aos seus hábitos? Ainda se aliementa de forma incorreta? Seu sedentarismo tem te prejudicado até nas tarefas simples do dia-a-dia? Se sente cansado(a), desanimado (a), o humor não anda lá grandes coisas e a energia parece algo distante? A hora de mudar é AGORA!!! Não espere MAIS UMA SEGUNDA-FEIRA, MAIS UM INÍCIO DE MÊS, COMECE JÁ!!!

E conte comigo e com o blog pra te ajudar, ok? Não pode parar!

 

 

 

 

Deixe um comentário

