Quando a gente precisa parar um pouquinho

Padrão

Um dos problemas que NÃO tenho atualmente é em relação aos treinos na academia. Desde que me adaptei e peguei gosto pelas corridas, não é nenhum sacrifício reservar momentos para fazer meus treinos, sejam eles aeróbicos ou de musculação. Tenho uma rotina bem definida, horários bons em que me sinto bem disposta, meus exercícios variam bastante, gosto da academia onde treino e é um momento que me desligo dos problemas e me foco apenas na força e no momento presente.

E, como não é um sacrifício, já cometi várias vezes um erro muito comum: quando PRECISO do descanso, acho que não preciso e vou treinar. Já fiz isso muitas vezes… sintomas de gripe aparecendo, um mal estar aqui e ali, uma dorzinha na perna, ou nos dias seguintes a corridas muito longas… como me sinto razoavelmente “bem” e como tenho metas, acabo dando uma de teimosa e vou treinar.

Nessa teimosia, mais de uma vez me dei mal. Fiz meus exercícios achando que estava bem e nos dias seguintes piorei MUITO. Ano passado cometi esse erro umas três vezes! E haja remédio!

Não vou esquecer da Meia Maratona da Asics que corri em Julho passado… na madrugada que antecedeu a prova, dormi pouquíssimo e já senti os tentáculos da gripe me pegando… a prova foi pesada, mas mesmo assim treinei nos dias seguintes e na outra semana, não deu outra… a gripe evoluiu pra uma sinusite beeeem infeccionada.

IMG_20160731_063207

Dormi longas 3 horas nesse dia, levemente gripada, corri 21km, imaginem!

Mas por que isso acontece? Vamos a nossas pesquisas:

“…o primeiro ponto a ser destacado aqui é que quando você adoece, todo o seu corpo passa a ter a necessidade de combater tal quadro, o que demanda energia. Esta é a explicação para o fato de que quem está doente, precisa descansar. Se a pessoa está descansando corretamente, acaba fazendo com que as energias de seu metabolismo sejam direcionadas para o combate das doenças, o que torna a cura muito mais rápida!

Mas e o treino, qual a sua relação com isso?

De maneira geral, quanto mais intenso ou volumoso for seu treino, mais imunossupressor ele será. O que isso quer dizer na prática? Que se você treinar com qualidade, seu sistema imunológico estará sendo mais solicitado, pois treinos intensos ou volumosos, induzem a uma queda nos níveis de imunidade.

Isso acontece porque quando você treina, inúmeras estruturas (musculares, ligamentares, bioenergéticas, etc.) são fortemente afetadas. Com isso, no período que sucede o final de seu treino, todo o seu sistema imunológico passa a ser altamente solicitado.

(…)

Mas voltando a falar do quadro de doença, como já expliquei acima, o treino intenso ou volumoso é imunossupressor. Se você já estiver doente, o quadro será muito mais complexo. O sistema imunológico já estará em déficit, pois ele está ocupado com a doença. Se você treinar, irá sobrecarregar ele ainda mais. O resultado? Seu treino será muito pouco efetivo e você irá demorar muito mais tempo para ficar 100% de novo!”

FONTE: http://www.treinomestre.com.br/treinar-doente-por-que-esta-e-uma-pessima-ideia/

Fiz esse post porque desde semana passada estou um pouco dodói… senti muitas dores nos últimos dias. Fui ao pronto socorro e apesar da médica ter dito que assim que a dor passasse eu poderia voltar com calma aos exercícios, resolvi me dar um pequeno período de “férias” pra me recuperar 100%. Também não estou fazendo uma dieta muuuuito restrita porque meu objetivo nesse momento é melhorar o mais rápido o possível, não emagrecer. O que tive foi uma decorrência da imunidade baixa, o que acredito ter um pouco a ver com o combo dieta restrita + muitos exercícios + stress do dia-a-dia.

Acho que, além de um momento de pausa física, preciso de uma pausa mental. Emagrecer tanto quanto emagreci é uma coisa linda, uma grande vitória, mas sinto que às vezes me preocupo DEMAIS com isso. O que é para ser uma motivação, um desafio saudável, de vez em quando vira frustração quando não consigo fazer 100% do que me proponho. Isso tem acontecido porque meu planejamento não está perfeitamente alinhado com minha motivação e um pouco da disciplina.

Já fiz vários posts sobre motivação aqui no blog, inclusive sobre as mudanças da motivação ao longo do tempo, e sinto que agora EU preciso rever minhas motivações: inicialmente eu queria me recuperar de um período difícil, depois começaram as corridas, aumentaram as distâncias, comecei o blog, ganhei seguidores e amigos, cheguei à tão sonhada Meia Maratona… e agora preciso de uma motivação forte o suficiente para que eu consiga seguir à risca meu planejamento = disciplina na dieta (nos treinos eu estou ok).

Motivação + planejamento + disciplina = resultados

Então, aproveitando esses dias de “férias”, quero fazer um bom planejamento para um novo momento:

  • Já passei no Nutricionista e tenho um bom plano alimentar, adequado às minhas necessidades e horários;
  • Já tenho um bom preparo físico e um bom treino diário de, no mínimo, 1 hora por dia (e 1 ou 2 day off na semana);
  • Tenho um método de controle de hábitos que desenvolvi junto com as meninas dos desafios do blog (GALERA DO #NPPPOWER, BEIJOOOO!!! Faltam 4 semanas!), que me ajuda a controlar melhor vários aspectos da vida saudável;

O que preciso agora é:

  • Controlar melhor as “jacadinhas”, principalmente os doces e pães. Preciso reduzir isso a NADA. Minha dieta é super flexível mas infelizmente eu não me controlo muito com doces e pães;
  • Comer de forma correta à noite: meu pior horário é sempre à noite. Eu sinto muita fome, acho que é uma consequência psicológica de muitos anos comendo de forma incorreta durante o dia (trabalho, faculdade, e um bom período os dois juntos) e chegando em casa desesperada pra comer;

Com tudo isso bem claro na mente, fica mais fácil ter disciplina. Os planos a longo prazo funcionam melhor quando se tem um bom planejamento e metas bem claras e definidas! Eu já fiz o meu, e você?

É sexta mas vamos começar HOJE? Não espere mais uma segunda-feira pra mudar sua vida! Vamos juntos e não vamos parar, ok?

 

2 comentários sobre “Quando a gente precisa parar um pouquinho

Deixe um comentário

