Seven Run, limites e o melhor gel de carboidrato da VIDA!

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Oi pessoal!

Desculpem o sumiço, ainda estou me recuperando do braço machucado mas não parei! Estou sempre lá no instagram do blog (@marilianaopodeparar, me segue lá!), e posto sempre coisinhas, treinos e dicas.

Há algum tempo me inscrevi para correr os 21km da Seven Run, uma corrida organizada pela Iguana Sports, a qual sempre aprecio pela qualidade das corridas. Super me empolguei porque tratava-se de uma Meia Maratona noturna, inédita! Eu adoro correr à noite e o clima das corridas noturnas é sensacional! Comecei bem a planilha de treinos pra me preparar pros 21k mas tive não 1, não 2, mas 3 problemas de saúde em sequência! Foi péssimo pro emagrecimento planejado, pros treinos e pra minha confiança em geral. 21k exige muito da gente… é um percurso longo e custoso. Sou uma pessoa bem realista, e, a 15 dias da prova, já sabia que talvez tivesse que repensar os 21k.

Com o passar dos dias, o braço melhorou, mas fui ao ortopedista semana passada pois ainda estava um pouco inchado. Nisso, os exames ficaram pra essa semana e a prova era sábado! Não queria desistir e tinha conseguido fazer alguns treinos de corrida pois o braço não estava doendo. Acabei decidindo ir correr, nem que fossem apenas 7km, a distância mínima.

Peguei o kit no shopping Bourbon, em menos de 5 minutos (a Iguana é sempre rápida nas entregas, nunca tive problemas). Postei um vídeo do kit no insta do blog, onde mostrei que era composto de camiseta, gymsack e número de peito, além do desconto nos produtos da Centauro, onde retiramos. Nada de cesta básica, rsrs. Mas, pelo valor que paguei e pelas distâncias oferecidas (7, 14 e21km), a qualidade da camiseta (we love Poliamida!), achei que valeu a pena. Paguei 109 reais.

A prova foi na USP, num percurso que conheço muito bem. Não vou dizer que é meu preferido, pra ser bem sincera acho até um pouco entediante porque não tem “muita coisa acontecendo”, rsrs. É dentro da Cidade Universitária e a paisagem não muda muito, dá umas voltas e o final é bem cansativo.

Arena super ok, guarda volumes sem filas, banheiros tranquilos (e com papel, tks god!). Vários Food Trucks e painéis bacanas pra fotos, com tintas neon pra pintar e pintar o rosto também, rsrs. Largamos numa boa, sem muitos caminhantes, uma vantagem das provas que tem mais de 5km. Dificilmente formaram-se paredões, acho que não vi nenhum! Isso foi excelente! As avenidas da Cidade Universitária são bem amplas, o que facilita a distribuição dos corredores.

Corri bem até o sétimo km. Contei no instagram com mais detalhes, mas o que aconteceu foi que o braço inchou e fiquei com medo de piorar. É muito, muito difícil correr com o braço inchado, parece que pesa uma tonelada! Decidi que ia correr só 14km. Ia ser muito difícil, mas nem que precisasse terminar a prova rastejando, ia ao menos tentar. E a partir daí, foi um sofrimento só, rsrs. No km 11, parei perto da placa e pensei “preciso descansar”. Abri uma paçoca que minha amiga Ana me deu antes da prova (sim, a gente COME durante a prova, kkk) e tirei uma selfie. Não, não atrapalhei ninguém porque só tinha eu, dois rapazes e um senhorzinho na pista. Todos ACABADOS, rsrs.

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Depois, pra me animar e aguentar o resto, tinha levado um gel de carbo que comprei na Ultrafitness, da marca Gu. Já tinha ouvido vários elogios a essa marca e em uma das corridas, experimentei um de limão e gostei bastante. Comprei um de chocolate pois o coração pede coisas de chocolate:

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MAS GENTE, O NEGÓCIO É GOSTOSO DEMAIS! Parece uma sobremesa! Muito docinho e pouco enjoativo, além de dar um gás muito bem-vindo! Amei! Pena que é caro pra burro, paguei 8 reais num sachêzinho. Mas acho que vou investir numa caixinha pra provas longas, vale a pena o gostinho.

Terminei a prova depois de 150 anos intercalando trote, corrida e umas caminhadinhas curtas porque tava TENSO. Não passei mal nem senti nada, mas o braço encheu o saco. Não vou dizer que foi ruim, porque eu adoro correr e todas corridas pra mim tem seu brilho. Mas fácil não foi.

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Depois da prova, rolou um bem-vindo showzinho de Rock na arena. Deu pra relaxar enquanto esperava minhas amigas encerrarem os 21k, comer umas coisinhas e ouvir um som. Prova padrão Iguana, super aprovada!!!

Mês que vem tenho a Up Night Run lá no Vale do Anhangabaú. Serão 10km no Centro da cidade e quero estar bem melhor pra tentar bater meu tempo nos 10km. Essa inscrição foi uma pechincha, 30 reais! Pena que já estão encerradas. Em julho penso em correr a Sp City Marathon, em 21km, isso se o braço estiver ok. A meta é sempre correr uma corrida de rua por mês, e adoro essa rotina! As corridas ajudam a me manter motivada e disciplinada nos treinos.

E é por isso que meu lema é NÃO PODE PARAR! Comecei essa vida há quase 3 anos e pensei que fosse logo desistir, que era fogo de palha, mas simplesmente VICIEI nessa rotina, virei uma entusiasta dos exercícios físicos e hoje isso faz parte da minha vida! Amo! E se você quer começar também, conte comigo e com o blog pra te ajudar! Vamos juntos! Não pode parar!

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Sabe aquele gelo que você me deu…?”

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… EU TÔ USANDO ELE PRA RECUPERAR MEUS MÚSCULOS!

Oi pessoal! Aproveitando essa semana de molho, estou lendo bastante sobre recuperação muscular. Uma das recomendações médicas que nunca dei muita bola foi sobre as compressas de gelo. Dessa vez, tive muito inchaço no braço e o médico recomendou fazer as compressas de 2 em 2 horas por 20 minutos. É um SACO, não vou mentir. Mas sinto o alívio na hora.

Nas corridas, principalmente depois que elas acabam, com muita frequência vejo nas arenas algumas tendas com banheiras e bacias com gelo e o pessoal aproveitando e ficando literamente “imerso”, às vezes o corpo todo…

E lembro que, quando fiz a minha primeira São Silvestre, em 2015, logo depois da prova vim para casa e enchi um balde com água super gelada e coloquei os pés e uma parte das pernas dentro… no dia seguinte estava super bem e quase sem dores!!!

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2015, minha primeira São Silvestre e segunda corrida de 15km. Recuperação super OK.

Mas porque o gelo alivia tanto e ajuda na recuperação muscular? Vamos às nossas velhas e boas pesquisas:

“A imersão no gelo ou na água gelada, conhecida como crioterapia, é um procedimento que tem sido bastante utilizado no período de recuperação pós-exercício. Sem dúvida, existem muitas evidências de seu benefício quando utilizada imediatamente após a atividade mais intensa, com o objetivo de contemplar o processo de recuperação. Entretanto, existem algumas considerações que devem ser feitas, dependendo das diferentes situações em que o procedimento possa vir a ser utilizado.

Uma revisão científica muito boa sobre o assunto foi publicada no mês de fevereiro na revista Sports Medicine e suas conclusões são bastante interessantes e de ampla aplicação prática. Segundo os autores, existe um grande número de evidências científicas que indicam que a imersão em água gelada atenua o chamado quadro da  “dor do dia seguinte”, melhorando sensivelmente a recuperação pós-exercício, principalmente do processo decorrente de atividades contínuas ou intermitentes de longa duração. 

Portanto, na recuperação de um treino longo ou uma prova de corrida de longa distância, a imersão em água gelada é uma indicação consensual para melhorar a recuperação. Os trabalhos publicados indicam utilizar temperaturas entre 5 e 10 graus por um tempo em torno de 15 a 20 minutos para o melhor resultado.”

FONTE: http://globoesporte.globo.com/eu-atleta/saude/noticia/2016/03/gelo-apos-exercicio-saiba-quando-usar-crioterapia-para-rapida-recuperacao.html

Por outro lado, não se deve aplicar a técnica do gelo se houverem atividades físicas programadas nos dias seguintes, porque o músculo que está em recuperação não renderia da mesma forma.

Interessante saber, não é mesmo? Eu tenho um verdadeiro arsenal de itens para o “pós-corrida”: sprays de arnica, antiinflamatórios, pomadas, cremes… mas acho que o gelo tem um efeito mais imediato e eficaz.

Dia 27/05 vou correr a primeira Meia Maratona de 2017, finalmente!!! Vai ser uma MEIA NOTURNAAAA, que delícia! Amo corridas noturnas, e uma meia noturna vai ser demais!!! Apesar de estar de molho esses dias, acho que vou conseguir completar a prova sim. É a Seven Run, vai ser realizada na USP e terá percursos de 7, 14 e 21km!!!

É isso, pessoal! Bora correr por aí e se recuperar da melhor forma possível! Não pode parar!

Vencedora do #NPPPOWER! :) e pausa no desafio das 10 semanas :(

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Oi pessoal!

Semana passada encerrei o Desafio #NPPPOWER!!! Foram 9 semanas de muita dieta, exercícios, mudanças de hábitos alimentares entre várias leitoras do blog!!! Pra quem não lembra, as meninas se inscreviam e tínhamos uma planilha bem legal com pontuações diárias pra alguns hábitos saudáveis e pontuações negativas para as tão temidas JACADAS! Foi uma experiência deliciosa, as meninas foram super bem e formamos um grupo bem unido no Whatsapp, que permanece unido e participativo!!!

O TOP 5 do #NPPPOWER:

PRIMEIRO LUGAR
Ana Cláudia: 559 pontos

SEGUNDO LUGAR
Vanessa Scofield: 513 pontos

TERCEIRO LUGAR
Laura Hirota: 506 pontos

QUARTO LUGAR
Raquel Nascimento: 459 pontos

QUINTO LUGAR
Aline Carolina: 374 pontos

A grande vencedora vai receber alguns pequenos mimos de incentivo por ter se esforçado tanto!!! E ela mandou um depoimento pro blog:

“Muito feliz com o resultado do desafio.

Mudar hábitos, sair da zona de conforto, abrir mão de gordices são tarefas que se tornaram muito mais fáceis graças ao seu desafio.

Ter várias pessoas na mesma situação que você, com os mesmos desejos, fraquezas e todas se ajudando foi uma grande ajuda.

Enfim, gratidão define bem o que estou sentindo agora.

Foram eliminados 7 kg, 7cm de cintura, 6 cm de busto e 6cm do abdômen. A jornada ainda não acabou, mas estou muito confiante.

Muuuuuuito obrigada, ❤️😍😘
Ana Claudia”

Não é uma querida? Amei o depoimento!!! Espero fazer muuuitos desafios em grupo ainda! A mulherada curte muito e fazemos novas amizades, além de manter o foco e o comprometimento!!!

Falando em desafios, vou ter que fazer uma pausa no 10 semanas no foco. E talvez recomeçar de novo daqui a umas semanas. Eu explico. Semana passada andei abusando da minha força bruta e carreguei muito peso em tarefas cotidianas (por incrível que pareça, não foi na academia nem resultado de exercícios!). Resultado desastroso: uma distensão muscular no braço direito que causou um inchaço e um susto enorme, já que meu braço inteiro está assim. Fui ao ortopedista e estou tomando remédios, fazendo compressas de gelo e claro, 1 semana sem poder me exercitar. Nada de grave, mas requer atenção e paciência pra sarar.

Logo, fica difícil fazer um desafio porque nesses dias dificilmente vou ter uma perda de peso significativa, já que a academia está fora de cogitação. É uma pena, eu estava super animada e focada mas preciso pensar na minha saúde. Assim que possível eu retomo, vocês que acompanham o blog sabem que desistir está fora de cogitação!

Aprendi, lá em meados de 2014, que a vida saudável é um presente para nosso corpo. Que mudar meus hábitos não melhorou apenas meu peso e meu corpo, mudou a minha vida por completo: tenho mais disposição, alegria, bom humor, garra e determinação para ultrapassar todas as barreiras e me sinto capaz de fazer qualquer coisa!

Confesso que inicialmente pensei ser fogo de palha, que desistiria logo, que as corridas seriam apenas uma distração, mas hoje em dia não consigo mais viver de outra forma! Amo minha rotina de treinos, amo correr, a dieta eu não amo NADA, mas sei que me ajuda muito também, rsrs. E convido VOCÊ, que está lendo, a se dar esse presente que é cuidar melhor do seu corpo e da saúde. Te garanto que você só terá a ganhar com isso! Não, não será fácil, vai exigir alguns sacrifícios mas compensa… ahhhh se compensa!!!

E conte comigo e com o blog para te ajudar!!! Não pode parar!!!

 

Dica: Zona Cerealista – São Paulo

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Oi pessoal!!!

Este final de semana fui conhecer a tão falada Zona Cerealista, aqui em São Paulo. Sempre reclamo dos preços altos dos produtos naturais como oleaginosas, chás #blogueiraeconômica e sempre me falavam pra eu ir nessa região de São Paulo, onde haveriam vários produtos bons a preços bem mais atrativos do que nos supérmercados.

Pra quem não conhece, a Zona Cerealista localiza-se no centro de São Paulo, próxima ao Mercado Municipal e às estações Pedro II e São Bento do metrô. As principais ruas são a Avenida Mercúrio e a Rua Santa Rosa, que têm uma boa variedade de lojas e empórios que vendem todo tipo de grãos, cereais, produtos naturais, oleaginosas, frios, entre outros produtos, muitas vezes à granel, o que favorece ainda mais a compra, já que podemos escolher a quantidade que nos atende melhor!

Chegando lá, nos deparamos com uma enorme aglomeração diante do Armazém Santa Filomena, e entramos para ver qual era a do lugar. Muito, mas muuuito cheio, com senha para atendimento e fila gigante para o caixa. Uma enorme variedade de produtos, é verdade, e preços excelentes, mas não nos animamos a ficar por lá na muvuca e fomos em outras lojas. Masss, se rolar de ir lá em dia de semana, super topo as filas! Os preços são bons mesmo.

Acabamos comprando na Bendito Grão, na rua Santa Rosa mesmo. O atendimento também é com senha, mas beeem mais tranquilo e com mais caixas. Os preços são um pouquiiiinho mais caros, mas como ia comprar poucas coisas, não me importei tanto.

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Meu foco eram as oleaginosas. Infelizmente, nos supermercados, se paga no mínimo 10 reais em 100 gramas de nozes! Castanhas, já vi pacotinhos de 100 gramas por 24 reais! Aí fica bem difícil mesmo. Aproveirei  e comprei um saco generoso com 200 gramas de nozes e paguei 10 reais. Poderia ter comprado castanhas também, mas essa quantidade dá pra um bom tempo, já que como umas 5 ou 6 por dia, vou deixar pra comprar as castanhas na próxima vez que for lá. O chá verde em folhas estava bem em conta também, paguei menos de 2 reais em 200 gramas (dá uma boa quantidade, encheu um pote grandão), comprei linhaça dourada a R$2,62 (já usei muuuito no passado, era excelente pra a pele e TPM, rsrs) e um pão integral com chia (bem mais gostoso que o do supermercado, o preço é parecido mas esse é mais naturalzinho).

Também vi muuuito hibisco pra fazer chá (já fiz post sobre: Chá de hibisco: minhas impressões), óleo de côco quase 5 reais mais barato que no mercado, sal do himalaia, goji berry, vários tipos de pães, biscoitos e coisinhas integrais que amamos… enfim, pra quem curte a vibe natureba é um passeio que vale a pena e duvido sair de lá sem uma sacolinha com produtinhos naturais.

Depois da Zona Cerealista, não dá pra deixar de dar um pulo no Mercadão!!! Fazia tempo que não ia lá, desde que trabalhava no Brás e ia comprar aviamentos na 25 de março e já emendava um almoção lá, altos sandubas de pernil, bons tempos, rsrs. Lá também tem uma boa variedade dos produtos que encontramos na Zona Cerealista, os preços são bons também! E as frutas, tão lindas, tão apetitosas… mas não comprei nada por lá.

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ME PEGARAM NO FLAGRA, BLOGUEIRA DANADINHA

Massss… aproveitei pra mandar ver um pastel de bacalhau pois: não sou obrigada. Tinha esquecido que era gigante, uma metade já mataria minha fome numa boa. Bebi água sem gás pra não comprometer TANTO, rsrs. Gosto de comer bem, e como sempre digo aqui, jamais vou abrir mão dos momentos de lazer por causa de uma dieta. Só tento não exagerar, não pedir refrigerante, comer devagar pra saciar rápido…

E foi bem nesse dia que peguei uma gripe daquelas. É bem complicado fazer dieta quando se está com gripe, eu tenho sempre a impressão que a dieta piora meu estado. Aí como normal e não faço exercícios (já falei sobre a queda de imunidade aqui no blog e não cometo mais o erro de ir treinar doente), o que atrasa muito as coisas. O negócio é recomeçar, quantas vezes forem necessárias, até atingir minha meta.

E vamos continuar essa jornada em busca do emagrecimento saudável! Amanhã publico o resultado do #NPPPOWER, o terceiro desafio do blog, que terminou ontem!!!

10 semanas no foco – dias 15 a 21

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Confesso que dei uma relaxada esses dias. Estava na correria e pra completar, peguei uma senhora gripe.

Décimo quinto dia:

Café da manhã:
– Café com adoçante
– Crepioca com queijo

Lanche da manhã
– Banana

Almoço:
– Lanche de carne com queijo
– Batata frita
– 1 fatia de bolo de mousse (aiii)

Lanche da tarde 1:
– Pipoca

Jantar:
– Nuggets
– Lanche de pão integral com queijo

Lanche da noite:
– Pão sueco com queijo cottage

Exercícios do dia:
1 hora de corrida intervalada, cumprindo a planilha de exercícios.

Décimo sexto dia:

Café da manhã:
– Café com adoçante
– Pão integral com queijo

Almoço:
– 2 pastéis
– Caldo de cana

Lanche da tarde 1:
– Magic toast com nutella (5)

Lanche da tarde 2:
-Melancia

Jantar:
– Arroz
– Omelete
– Salada

Lanche da noite:
– Magic toast com requeijão light
– 1 pacotinho de Belvita

Exercícios do dia:
45´de Yoga e 45´de Zumba

Décimo sétimo dia:

Café da manhã:
– Café com adoçante
– Pão francês sem miolo com manteiga

Lanche da manhã
– Chocolate quente e capuccino
– 2 bolachas cream cracker

Almoço:
– Miojo
– 1 chocolate

Lanche da tarde 1:
– Pão sueco com requeijão light

Jantar:
– Arroz
– Feijão
– Couve
– Bife

Lanche da noite:
– Magic toast com requeijão
–  1 pacotinho de Belvita
– Banana com canela

Exercícios do dia:
1 hora de treino de subida na esteira, cumprindo a planilha de exercícios de corrida.

DÉCIMO OITAVO, NONO, VIGÉSIMO E VIGÉSIMO PRIMEIRO DIA eu não anotei. Tentei puxar na memória mas acabei me enrolando. Isso é o ruim de não ter o app pra anotar instalado no celular (memória insuficiente, mores). Mas hoje já voltei a anotar tudo!!! E vou dar um jeito de anotar quando não estiver em casa também, vou levar um bloquinho na bolsa, sei lá! O importante é anotar!

Como me senti:

Bom, vocês puderam notar que cometi vários “pequenos” erros durante esses dias. Infelizmente, é um erro que cometo com frequência e que me prejudica muito no emagrecimento. Pequenos deslizes não comprometem uma boa dieta, isso é fato, mas quando você comete MUITO esses pequenos deslizes, nem percebe o quanto se sabota e acaba não perdendo nada de peso por conta disso! E fica se perguntando “Onde eu errei?”, “porque não perdi peso?” e a resposta está nesse erro.

O bom que é não sou de desistir e vou continuar o desafio até o fim! Quem vem comigo?

 

10 semanas no foco! Dias 11 a 14

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11a142 SEMANAS DE SUCESSO ABSOLUTO! Perdi peso, mas só falarei quanto, quando chegar ao final #suspense!!! Muito feliz com meus progressos. Vocês devem ter observado que é uma dieta pouco restrita, que como coisas normais e até umas besteitinhas. Pra quem é novo no pedaço, eu tenho uma dieta perscrita por um Nutricionista, o Dr. Daniel, que é muuuito flexível e posso fazer uma série de substituições, contanto que me mantenha atenta às quantidades e horários. Funciona MUITO BEM quando sigo direitinho como estou fazendo agora. Ah, e sempre procuro comer TODOS os nutrientes que ele pede, variando bem os alimentos e incluindo muitas verduras, legumes e frutas.

 

Décimo primeiro dia:

Café da manhã:
– Café com adoçante
– Crepioca com recheio de creme de avelã (ia fazer exercícios, então mandei ver)

Lanche da manhã:
– Banana
– Castanhas (3)

Almoço:
– Lanche de pão integral, salame, alface e requeijão light
– 1 fatia de bolo de fubá (hihihi)

Lanche da tarde 1:
– 1 chocolate
– Castanhas (3)

Lanche da tarde 2:
– Chá de gengibre
– Magic toast com requeijão light
– 4 bolachas nesfit de cacau

Jantar:
– Arroz
– Feijão
-Carne de porco
– Farofa

Exercícios do dia:

45´de Zumba e 45´de Yoga

COMO ME SENTI:

Comi umas besteirinhas mas acho que balanceei bem. A aula de Zumba me faz suar MUITO, então queimo muitas calorias.

Décimo segundo dia:

Café da manhã:
– Café
– 1 fatia de bolo de fubá

Lanche da manhã:
– Banana
– Castanhas (3)

Almoço:
– Arroz
– Salada
– Filé a parmegiana (1 pedaço pequeno)
– Batata frita

Lanche da tarde 1:
– Crepioca com creme de avelã

Lanche da tarde 2:
– Banana

Jantar:
– 2 pedaços de pizza

Exercícios do dia:

Planilha de corrida com intervalos (pesadona).

COMO ME SENTI:

Bem, é dificil controlar as besteirinhas… mas como só um pouco e acaba não sendo tão prejudicial.

Décimo terceiro dia:

Café da manhã:
– Café com adoçante
– 1 fatia de pão Artesano (e o tanto que esse pão é bom, hein???) com manteiga

Lanche da manhã:
– Banana
(acabaram as castanhas)

Almoço:
– Couvert do restaurante (biscoito, pão de queijo… comi bem rsrs)
– Meio galeto assado
– Salada de batatas

Lanche da tarde 1:
– 1 fatia de pão de calabresa
– 3 pãezinhos de queijo
– 1/2 brigadeiro (o namo que comprou essas delícias pra mim, mas comi bem menos do que comeria normalmente… eliminei o segundo lanche da tarde, porque né… mas fiquei orgulhosa que comi apenas meio brigadeiro!!!)

Jantar:
– Arroz
– Feijão
– Batata gratinada

Exercícios do dia:

Musculação e 30´de transport

COMO ME SENTI:

 

Eu AMO couvert de restaurante e comi bastante, e o lanche da tarde foi bem gordinho também. Final de semana gosto de aproveitar bem e não me policio tanto.

Décimo quarto dia:

Café da manhã:
– Café com adoçante
– 1 fatia de pão artesano com creme de queijo e ervas
– 1 bolinho Pinguinos (eu sou apaixonada por esse bolinho, sério)

Lanche da manhã:
– 1 fatia de pão integral com queijo cottage

Almoço:
– Salada de alface e tomate
– Arroz
– Feijão
– Rocambole de carne
– 1 pedaço de doce de leite

Jantar:
– Shimeji na manteiga com cebolinha
– Pão com cottage e salame
– Batata frita (o jantar mais sem noção da história, não acham?)

Lanche da noite:
-Pão sueco
– Cottage com cebolinha
– 1 pacote de Bel Vita

Exercícios do dia:

Day off, tks god!!! Preciso de um dia de descanso, senão não aguento!

COMO ME SENTI:

Como muito doce, é dificil controlar esse vício… estou diminuindo gradativamente. Mas não está fácil.

E vamos lá! Tem 8 semanas pela frente, ainda!!! Estou tendo um trabalhão pra anotar tudo, mas está valendo a pena pra ter um bom panorama do que estou comendo.

E você? Que tal começar hoje a anotar tudo que come? Mas tudo mesmo, sem se enganar. Sim, é duro e chocante às vezes se deparar com a quantidade de coisas que a gente consome, e muitas vezes, nem tem necessidade de tanta comida, mas a conscientização é o primeiro passo pra uma mudança na vida!!! Conte comigo e com o blog para te ajudar, ok? E estou no instagram sempre postando coisinhas do meu dia-a-dia também: @marilianaopodeparar, me segue por lá!